plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO PF

PF desarticula organização que atuava como banco paralelo 

As investigações mostraram que foram movimentados mais de meio bilhão de reais

Imagem ilustrativa da notícia PF desarticula organização que atuava como banco paralelo  camera As investigações mostraram que foram movimentados mais de meio bilhão de reais | Reprodução PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (1º) a Operação "Argentarius", que tem o objetivo de desestruturar uma organização criminosa que atuava como um banco paralelo financiando atividades criminosas como tráfico de drogas, contrabando de agrotóxico, roubo e adulteração de carga de insumos agrícolas.

Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de Rondonópolis/MT (23), Cuiabá/MT (4), Paranavaí/PR (1) e Santana do Araguaia/PA (1).

A quadrilha trabalhava com contrabando do agrotóxico
📷 A quadrilha trabalhava com contrabando do agrotóxico |Reprodução PF

As investigações mostraram que foram movimentados mais de meio bilhão de reais. Apenas entre os dois principais alvos, as movimentações superaram R$ 220 milhões. Foi constatado que os valores movimentados e os bens são incompatíveis com a renda declarada pelos envolvidos aumentando as suspeitas de que sejam produto de atividades criminosas.

Veja também:

Acusado de atropelar Maykon Douglas é soldado do Exército

Jovem foi empurrada por padrasto em cima de vaso quebrado

Integrante do Comando Vermelho é morto durante perseguição

Verificou-se também a existência de laranjas que emprestavam suas contas para ocultar a origem e destino dos valores. Da mesma forma, essas pessoas não possuem poder econômico para tais movimentações.

Também foi verificada a existência de várias empresas de fachada, as quais não possuíam nenhum funcionário registrado e indicavam endereços inexistentes.

Também foi verificada a existência de várias empresas de fachada, as quais não possuíam nenhum funcionário registrado e indicavam endereços inexistentes
📷 Também foi verificada a existência de várias empresas de fachada, as quais não possuíam nenhum funcionário registrado e indicavam endereços inexistentes |Reprodução PF

O nome da operação faz referência aos Argentarius, que eram personagens do Império Romano responsáveis por bancos de depósito e operações de câmbio. Eram bancos particulares, com atuação, portanto, semelhante ao do principal alvo da Operação.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias