Cerca de 200 presos do sistema prisional em Marabá, no sudeste paraense, devem ser beneficiados com a saída temporária de final de ano, conhecida como "saidinha de Natal". Todos ficarão em liberdade na véspera de Natal (24), e deverão retornar aos presídios no dia 1º de janeiro de 2022.
O benefício é concedido pela Justiça durante o cumprimento da pena e usado como forma de ressocialização dos presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional. De acordo com a lei, os presos em regime semiaberto têm direito a cinco saídas ao ano.
A autorização em Marabá foi assinada pelo Juiz da Vara de Execuções Penais Caio Marco Berardo. Os detentos sairão com o uso da tornozeleira eletrônica. Essa é a segunda vez que os detentos serão liberados nesse formato. Em outubro, eles estrearam o formato com a saída do Círio.
Leia também:
Polícia prende suspeitos por estelionato com uso de celular
Carro desaparecido é encontrado com restos mortais
Nova ação contra Sikêra pede indenização de R$ 10 milhões
Essa condição facilita o monitoramento de todos e é uma grande conquista da sociedade, uma vez que por décadas a fio havia essa cobrança neste setor de segurança pública.
Este ano em Marabá, devem sair pelo menos 200 detentos para desfrutar com a família as festividades de fim de ano. O retorno dele está previsto até as 18 horas do dia 1º de janeiro de 2022.
O percentual de retorno dos detentos é quase que na totalidade. A mais recente saída temporária, por ocasião do Círio de Nazaré, em outubro, apenas quatro detentos não retornaram, mas acabaram presos logo em seguida. (Com apoio de Edinaldo Sousa)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar