Saque de carga de caminhão tombado é crime? Sim. É um crime que vem alarmando os motoristas e transportadores. Diferentemente do roubo de cargas decorrente de assaltos, quando o caminhão tomba na estrada a situação pode fugir do controle.
O Direito Penal protege o patrimônio. A posse de algo que não pertence ao agente normalmente caracteriza infração penal. O que foi evidentemente ou presumidamente perdido por alguém não é considerado coisa sem dono. A apropriação é crime previsto no art. 169 do Código Penal e pode levar de um mês a um ano de prisão.
Pessoas se aglomeram e levam desde produtos alimentícios e eletrônicos, até medicamentos. Embora não haja dados concretos sobre cargas saqueadas em tombamento, a situação é grave nas estradas do país.
Há muita dificuldade para evitar o saque de carga quando o caminhão tomba. Se o veículo tombar, é quase certo que as cargas serão saqueadas. As pessoas levam por bem ou por mal. Alguns criminosos têm rádio na mesma frequência do pessoal de pista das concessionárias e acompanham tudo.
Veja também:
Caminhonete cai da ponte dentro de igarapé e mata casal
Ladrão rouba cartão e vai fazer compras em supermercado
Uma dessas situações aconteceu no o município de Santana do Araguaia no sul do Pará. Uma caminhão com carga de bois acabou tombando e populares resolveram saquear a carga.
Dezenas de moradores do Distrito de Barreira de Campo, no município de Santana do Araguaia, garantiram de forma gratuita a carne do churrasco do natal.
A farra da carne acorreu na tarde desta última sexta-feira (17), depois que uma carreta que transportava várias cabeça de gado tombou em uma curva na rodovia que dá acesso ao porto da balsa.
O motorista identificado como Paulo Pereira nada sofreu no acidente. Já algumas reses não tiveram a mesma sorte. As que morreram no acidente tiveram o couro retirado por populares no local do acidente e as carne repartida entre os que tiveram coragem de saquear a carga.
Quando a polícia chegou ao local, apenas algumas reses haviam sobrevivido e escapado de virar o Peru de Natal. (Dinho Santos)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar