A 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, no sudeste do Pará, por meio da Divisão de Repreensão a Furtos e Roubos, recuperou neste mês de outubro, através da “OPERAÇÃO RECOVERY”, cerca de 20 celulares de procedência ilegal.
Após um período de investigação a equipe policial conseguiu lograr êxito na recuperação dos aparelhos e autuar diversas pessoas pelo crime de receptação. Todos os aparelhos foram recuperados e devolvidos aos legítimos proprietários que apresentaram documentos legais dos celulares.
Vale ressaltar a importância de as vítimas registrarem e comunicarem à Polícia Civil através de Boletins de Ocorrências qualquer forma de subtração de seus bens, trazendo os números de IMEIs dos seus aparelhos. Através das notícias dos crimes as investigações iniciam para a recuperação dos bens subtraídos e responsabilização dos autores dos crimes contra o patrimônio.
Veja também:
Empresário é morto dentro do próprio supermercado
Menino de 11 anos mata primo de 12 com tiro acidental
De relevo também frisar a necessidade de se solicitar nota fiscal e documentação comprobatória da propriedade quando se for realizar a compra de celulares, mesmo que sejam usados, a fim de inibir o comércio de produtos de origem ilícita.
Quem compra aparelhos de origem duvidosa, sem exigir documentação comprobatória de propriedade pode ser responsabilizado criminalmente por receptação, artigo 180 do Código Penal, com pena de até 4 anos de prisão.
Já os autores das subtrações podem ser responsabilizados por roubo, que na modalidade qualificada tem pena de até 30 anos de prisão.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar