Principal mineral portador de estanho (Sn), a cassiterita é um minério de grande aproveitamento na indústria. Suas maiores aplicações se dão em compostos inorgânicos, orgânicos e triorganoestânicos para a produção de tintas, plásticos e fungicidas, se destaca pelo benefício de ser degradável e não contaminante do meio ambiente.
No início da tarde de quarta-feira (7) a Polícia Federal apreendeu três carretas com cerca de 75 toneladas supostamente de rejeito de minério de cassiterita.
A ocorrência teve início quando fiscais da Sefa do Posto Fiscal de Conceição do Araguaia, na divisa com o Estado do Tocantins, abordaram três veículos ainda na noite de terça-feira (6). Eles suspeitaram da inautenticidade das informações contidas nos documentos de transporte do minério apresentados e alertaram a Policia Federal.
Veja também:
Três corpos são encontrados em decomposição em área de mata
Homem é morto a tiros em loja de som automotivo de Marabá
Carreta com carga de ração animal pega fogo em plena BR-155
Também havia a suspeita de que a carga dos veículos não se tratava de rejeito e sim do próprio minério de cassiterita, que hoje vale cerca de U$ 25 dólares por quilo.
A carga pode não ter origem integral na área da Permissão de Lavra Garimpeira apontada nos documentos apresentados, motivando a apreensão dos veículos e das cargas.
Um inquérito policial será instaurado para apuração dos possíveis crimes de falsidade ideológica e usurpação de bens da União. Os veículos e as cargas estão à disposição da Justiça Federal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar