Afogamentos são a causa de 5.800 mortes por ano no Brasil, segundo balanço divulgado pela Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) em dezembro de 2022. Crianças e jovens do sexo masculino são as principais vítimas.
Um garoto de apenas cinco anos entrou para esta triste estatística. Ele se afogou na última sexta-feira (28), na Praia do Boto, em Barreira de Campo, município de Santana do Araguaia, sul do Pará.
O corpo de Heitor Maciel foi encontrado por populares perto da margem da Praia do Boto, principal balneário de Santana do Araguaia. Após perceberem o desaparecimento da criança, várias buscas foram empreendidas no local, na tentativa inclusive de resgatar o garoto ainda com vida, todavia, a vítima acabou se afogando e não resistiu.
Em nota, a Prefeitura de Santana do Araguaia lamentou a morte do garoto, que estudava em uma escola do município. “Externamos nossos votos de paz e solidariedade e rogamos para que Deus conforte os amigos e familiares com a dor dessa perda tão estimada”, diz trecho da nota.
LEIA TAMBÉM:
+ Jovem de 18 anos mergulha no Itacaiúnas e morre afogado
+ Criança de dois anos morre afogada em açude de fazenda
+ Vídeo: adulto e criança se afogam no rio Tocantins em Marabá
DICAS DE PREVENÇÃO
•Nunca deixe crianças sozinhas quando estiverem dentro ou próximas da água, nem por um segundo. Nessas situações, garanta que um adulto estará as supervisionando de forma ativa e constante o tempo todo;
•Ensine as crianças que nadar sozinhas, sem ninguém por perto, é perigoso;
•O colete salva-vidas é o equipamento mais seguro para evitar afogamentos. Boias e outros equipamentos infláveis passam uma falsa segurança, mas podem estourar ou virar a qualquer momento;
•Tenha um telefone próximo à área de lazer e o número do atendimento de emergência sempre visível (SAMU: 192; Corpo de Bombeiros: 193);
•Muitos casos de afogamentos acontecem com pessoas que acham que sabem nadar. Não superestime a habilidade de crianças e adolescentes;
•Ensine as crianças a não correr, empurrar, pular em outras crianças ou simular que estão se afogando quando estiverem na piscina, lago, rio ou mar.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar