A Polícia Federal e órgãos ambientais têm desempenhado um papel significativo no combate à mineração ilegal de manganês no estado do Pará. Uma ação deflagrada neste final de semana resultou na apreensão de cerca de 30 mil toneladas de manganês, em Barcarena (PA). O minério estava em um sítio que funcionava como porto clandestino.
A apreensão partiu de diligência do Grupo de Policiamento Marítimo (Gepom/PF), em conjunto de agentes do Ibama. Em seguida, a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente foi acionada e dará andamento nas investigações.
A apreensão ocorreu porque o minério não tinha qualquer documentação. Um inquérito foi aberto para apurar onde pode ter sido feita a extração, qual seria o destino e quem são as pessoas envolvidas. O manganês vai permanecer no terreno onde foi encontrado, sob responsabilidade do dono do terreno, até que a Justiça defina o destino dele.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- PF e PRF combatem extração ilegal de manganês na região
- Cerca de 48 toneladas de manganês foram apreendidos no Pará
- PRF apreende mais uma carga de minério ilegal em Marabá
MAIS APREENSÃO
Essa foi a segunda grande apreensão de manganês em dois dias. Na última quarta-feira (5), a Polícia Federal apreendeu cerca de 23 toneladas em São Luís (MA), a partir de um mandado de busca e apreensão. No momento, os casos não parecem ter conexão entre si.
PARA QUE SERVE?
O manganês é utilizado de maneira indireta pela indústria e essencial na fabricação de ligas metálicas, principalmente quando combinado com o ferro, na produção de aço. Pode ainda ser utilizado em ligas de cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo.
VEJA VÍDEO ABAIXO!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar