Há disponível no mercado diversos aplicativos que permitem rastrear outros celulares e, até mesmo, monitorar outras pessoas. Isso pode ser feito através de aplicativos ou hackers, que são instalados no celular do rastreado. Porém, isso pode ser feito de forma mais fácil, pelo WhatsApp.

É possível descobrir a localização de alguém pela plataforma de mensagens e, para isso, é preciso que a pessoa que será rastreada esteja com acesso à internet no celular e com o GPS ativado.

Isso pode ser feito por meio do compartilhamento de localização, na conversa do aplicativo. Uma das opções mostra onde a pessoa está em tempo real, esse período pode ser escolhido entre 15 minutos, 1 hora e 8 horas.

Você sabe como enviar esse tipo de localização e rastrear alguém pelo WhatsApp? Há um passo a passo diferente para aparelhos com sistema operacional Android, e para os iOS, mas ambos são muito fáceis de se ativar.

Android

A primeira coisa que você precisa fazer é ter acesso ao celular no qual quer rastrear. No aplicativo WhatsApp, você entrará na sua conversa, depois clicar no ícone que é um clipe de papel.

Vá em “Localização”, aparecerão três opções e você deve escolher a “Localização em tempo real” e em seguida “Localização atual”. Vai pedir a confirmação, então, você deve clicar em “Continuar”.

A localização da pessoa aparecerá no seu chat e você poderá acompanhar no Google Maps. Para isso, basta clicar em cima do link que foi enviado para o seu celular.

iOS

Em um iPhone, você deve ir no celular da pessoa e acessar a sua conversa. Logo depois, basta clicar no ícone “+” e em seguida em “Localização”. Você deve escolher o tempo no qual a localização será compartilhada, e depois compartilhar utilizando a setinha de envio.

Veja também: 

WhatsApp ganha opção de tirar 'online' e mais funções 

WhatsApp anuncia novas funções para grupos. Veja!  

Mas qual vantagem disso?

Essa localização em tempo real serve mais como uma medida de segurança para que a pessoa possa enviar a localização para que alguém a acompanhe quando for fazer uma viagem, ou sair em um local que não tem muita segurança. Esse tipo de ferramenta é utilizada em Uber, Taxi e, até mesmo, em metrô.

A ferramenta é mais utilizada por mulheres, para que possam garantir sua segurança em transportes públicos ou em eventos. Ele ajuda a evitar assédios, sequestros e até mesmo roubos de celular. Por isso, também deve ser utilizada com cuidado, sempre respeitando a vontade da outra pessoa.

A ferramenta é mais utilizada por mulheres, para que possam garantir sua segurança em transportes públicos ou em eventos Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS