plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAIBA COMO FAZER!

WhatsApp libera pagamentos a empresas dentro do app 

Consumidores poderão fazer pagamentos sem utilizar links externos ou outros aplicativos com o novo recurso

Imagem ilustrativa da notícia WhatsApp libera pagamentos a empresas dentro do app  camera Para utilizar o recurso de pagamento, as empresas precisarão ter uma versão ativa do Whatsapp Business | Reprodução

O WhatsApp lançou a função de pagamento para pequenas empresas pelo próprio aplicativo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11), e a liberação do recurso será feita de forma gradual: “em alguns meses”, disse a empresa em nota.

A transferência de dinheiro entre pessoas já era possível desde 2021. Agora, no entanto, clientes poderão efetuar pagamentos pelo próprio aplicativo sem a necessidade de gerar um link de pagamento ou mesmo abrir outro aplicativo.

Os pagamentos poderão ser efetuados com cartão de crédito, débito e pré-pagos que tenham as bandeiras Visa e Mastercard.

A Meta afirma que outras empresas estão em fase de testes e devem ser anunciadas em breve. Já os bancos e instituições financeiras participantes são Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi. Em comunicado, a empresa afirma que cartões Itaú serão liberados “em breve”.

Todos os clientes já têm a opção habilitada, e a liberação para as empresas está sendo feita de forma gradual. O consumidor pode pagar pela compra com cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Mastercard e Visa, emitidos por uma das adquirentes parceiras do projeto. Assim como em um aplicativo de e-commerce, o usuário insere os dados do cartão e utiliza sempre que fizer uma compra.

O cliente armazena os dados do cartão no WhatsApp e utiliza sempre que for fazer uma compra
📷 O cliente armazena os dados do cartão no WhatsApp e utiliza sempre que for fazer uma compra |Divulgação

Para utilizar o recurso de pagamento, as empresas precisarão ter uma versão ativa do Whatsapp Business e contas em uma das plataformas parceiras: Cielo, Mercado Pago ou Rede.

Consumidor: Como usar o WhatsApp para pagar uma empresa

1 - Abra o Whatsapp > vá em “Pagamentos” e toque os três pontinhos horizontais: “⋮”

2 - Crie uma conta e, em seguida, adicione uma forma de pagamento.

3 - Será solicitado que você crie uma senha ou cadastre sua impressão digital (é necessário que seu aparelho ofereça este último recurso para utilização).

4 - Após inserir os dados e ocorrer a verificação de identidade, você precisará verificar as informações de seu cartão pelo app do banco, mensagem de texto ou e-mail.

5 - Depois disso, você já poderá fazer o pagamento. Para isso, clique na opção “Revisar e Pagar” ao receber uma solicitação de pagar algo de alguma empresa.

Empresa: Como Usar o WhatsApp para receber pagamento

1- Antes de começar, vale relembrar que empresas precisam ter a conta WhatsApp Business veiculada a algum dos seguintes serviços: Cielo, Mercado Pago ou Rede. Feito isso, seguimos para a configuração.

2- Aberto o WhatsApp Business, vá até a página de “Pedidos” pelo “⋮” ou por Configurações - depende do modelo do aparelho.

3- Clique em “Aceitar cartões de crédito e débito” na seção “Formas de pagamento" para aceitar cartões.

4 - Depois disso, é preciso vincular a conta selecionada a alguma das formas de serviço (Cielo, Mercado Pago ou Rede). Ao inserir o e-mail ou ID, você receberá uma mensagem com código de confirmação para finalizar a veiculação (dependendo da plataforma, a confirmação pode levar alguns dias)

5 - Assim, a empresa passa a estar apta para receber pedidos do catálogo ou mesmo carrinhos cheios de clientes pelo aplicativo. Quando isso acontecer, basta efetuar a cobrança dos itens.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tecnologia

Leia mais notícias de Tecnologia. Clique aqui!

Últimas Notícias