JAC Motors comercializa no Brasil o caminhão médio E-JT 12,5, que nasceu por pedido de clientes que haviam adquirido o também elétrico iEV1200T e, satisfeitos com o rendimento, solicitaram um caminhão 100% elétrico com PBT maior – o iEV1200T possui 8,5 toneladas. “Então fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com terceiro eixo, criando o E-JT 12,5, trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e economia espantosa no custo por quilômetro rodado”, diz Sérgio Habib, presidente do grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

O JAC E-JT 12,5 é ideal para o transporte urbano de mercadorias. Se estiver em condições de PBT (8,6 toneladas de carga), roda 150 km, mas a autonomia aumenta para 180 km com 70% de carga útil ou se estende a 250 km, vazio. E a recarga tem preço médio de R$ 70, o que dá R$ 0,46 por km rodado. Se estiver com 20% de carga e for ligado a um carregador AC de 7 kWh, precisa de 13 horas pra chegar aos 100%. Mas num eletroposto de carga rápida, vai de 20% a 100% em 55 minutos.

Feito para distribuição de carga média em curta distância urbana, como bebidas (o implemento acomoda 6 paletes), combustíveis ou baú para carga seca, o JAC E-JT 12,5 é confortável e fácil de dirigir, pois não gera ruídos, trancos ou incômodos: só tem acelerador e freio e é silencioso. Equipado com bateria de fosfato de ferro-lítio, o motor elétrico tem 235 cavalos, câmbio automático de duas marchas e torque fenomenal. 

Completo de série, possui freios dianteiros com discos ventilados de operação pneumática, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, ar digital, câmera panorâmica 360 graus, luzes diurnas de led, multimídia de 12 polegadas e assistente em subida e descida. O custo de manutenção é baixo, 50% inferior aos concorrentes a diesel, pelo fato de não ter câmbio, bicos injetores, bomba de injeção, embreagem, óleo, filtros, aditivos, correias etc.

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Foto: ( Divulgação

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