Trânsito e sono não combinam, isso é fato. O sono é capaz de reduzir 50% da capacidade da concentração, causando lapsos e até déficit de atenção, o que aumenta em duas vezes o risco de acidentes. Por isso os gestores de frotas precisam se preocupar se os condutores estão bem descansados quando assumem a direção. Afinal, o trânsito é perigoso e a condução exige o máximo de concentração. Para evitar acidentes e proteger os condutores, aqui vão 5 dicas para não dormir ao volante.
DURMA O TEMPO SUFICIENTE – Apesar de variar de pessoa para pessoa, o recomendado para um adulto é dormir ao menos 8 horas por noite antes de começar um dia de trabalho. Pouco tempo de sono pode afetar a concentração e ainda causar fadiga.
DURMA NO LUGAR CERTO – Atenção, motoristas: nada de dormir dentro do veículo! O ideal é escolher um lugar silencioso, confortável, sem luz e bem ventilado. Só assim o sono será revigorante e você estará realmente descansado para assumir a direção.
RESPEITE A JORNADA DE TRABALHO – Estar no controle de um veículo é uma responsabilidade e tanto. Por isso evite fazer horas extras e respeite a jornada de 8 horas de trabalho. Ao longo do dia, é importante fazer paradas a cada duas horas por 10 minutos. Neste momento, saia do carro, alongue, faça uma breve caminhada e só assim retorne ao veículo.
PLANEJE ADEQUADAMENTE OS TURNOS – Nosso corpo tem um relógio biológico, então é importante adaptá-lo para qualquer troca de turno. Planeje tudo para dar um tempo para seu corpo se adaptar e não ficar exausto durante o trabalho.
RELAXE NAS FOLGAS – Motoristas devem fazer um intervalo de 18 horas entre uma jornada e outra. Neste período é importante dormir bem, mas também desfrutar de momentos de lazer para evitar o estresse. Por fim, lembre-se sempre: dormir é fundamental para quem irá pegar ao volante. Uma atitude que responsável e que salva vidas.
VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar