O mercado de veículos 4x4 está em expansão. É cada vez maior o número de pessoas que optam por trocar seus carros com tração convencional por SUVs com aptidão fora de estrada. Mas o que muitos esquecem é que é preciso conhecimento especializado pra manutenção desses carros, que têm peças que só fazem parte de veículos com tração nas 4 rodas. Embora pareçam simples, os reparos em cardans e diferenciais requerem conhecimento específico e ferramental apropriado.
Responsável pela transmissão de força do motor pro diferencial, o cardan equipa todo veículo de tração traseira com motor dianteiro. Uma das preocupações em relação à manutenção é a lubrificação, que atenua as conseqüências das altas temperaturas e do esforço ao qual o cardan é submetido. Feita em dia e com a graxa correta, ela garante o perfeito funcionamento e a durabilidade do componente.
É recomendável o uso de lubrificantes EP2 à base de sabão de lítio. Caso o veículo rode mais na cidade, aconselha-se a lubrificação a cada 3 meses ou 15 mil ou 20 mil km. Em uso rodoviário, os prazos são menores: 1 mês ou 8 mil a 13 mil km. Já nas aplicações severas ou fora-de-estrada, é preciso lubrificar o eixo a cada mês ou 3 mil a 5 mil km. Caso o cardan tenha trabalhado sob água (no caso de enchentes e travessia de rios) ou lama (em caso de atolamento), ele deve ser lubrificado imediatamente.
Outro cuidado que se deve ter é com certas adaptações no cardan. Quando o comprimento do eixo é aumentado ou diminuído, ele passa a funcionar em condições fora do padrão que geram problemas como ruídos e quebra de componentes.
EIXO DIFERENCIAL – Tão importante quanto o cardan pra transmissão, o eixo diferencial aumenta a força do motor transmitido às rodas, reduzindo a velocidade da rotação e alterando o sentido do movimento em 90 graus. O componente permite que as rodas traseiras girem em velocidades diferentes, se preciso. Composto por peças com ajustes sensíveis, o diferencial exige regulagem precisa pra permitir o máximo desempenho e não gerar ruído. Com isso, a manutenção requer alta capacidade técnica. Se algum conserto não for feito da forma adequada, o eixo pode apresentar desgaste prematuro.
Fazer a lubrificação correta é fundamental pro desempenho e durabilidade do eixo diferencial. O óleo deve ser mantido no nível recomendado e dentro do prazo de troca. Caso o componente seja submerso, deve-se trocar o lubrificante. Nos diferenciais comuns, sem tração positiva (blocante), deve ser usado um óleo hipóide multiuso, que atenda às especificações EP 85 W 140 API GL 5. Já nos diferenciais blocantes, deve ser usado um óleo LS 85 W 140 GLI 5.
E os modelos com tração positiva precisam de cuidados especiais na lubrificação. Abastecer estes diferenciais com o mesmo óleo dos eixos comuns ou mais finos para câmbio pode acabar com os discos de fricção. Isto acontece porque eles não conseguem entrar com facilidade entre os discos ou não têm a viscosidade necessária pra evitar atrito entre as peças. O ideal é usar lubrificante original do fabricante ou óleos hipóides com especificações LS 85 W 140 API GL 5. A lubrificação dos componentes da transmissão de força é de extrema importância. Caso haja negligência, a peça terá a vida útil afetada e pode quebrar. Uma dica pra quem participa de trilhas e ralis é, depois da prova, lubrificar o cardan e os diferenciais e observar ruídos e folgas e os componentes que ficaram submersos. VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.
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