plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA DESTACA

Nicolas chega aos 80 dias sem gols no Paysandu: por quê?

Leia a coluna de Gerson Nogueira desta sexta-feira (25).

Imagem ilustrativa da notícia Nicolas chega aos 80 dias sem gols no Paysandu: por quê? camera Jorge Luiz / Paysandu SC

A longa noite sem gols

A má fase de Nicolas é um problema que incomoda o PSC e desperta indagações em toda parte. Ninguém reconhece mais o jogador agudo, eficiente e fundamental das temporadas anteriores. Não marca há 14 partidas. A última vez foi na goleada sofrida para o Remo pela 4ª rodada do Campeonato Paraense, no começo de abril. O jejum alcança hoje 80 dias, algo inédito no histórico de Nicolas no clube.

Ainda mantém o posto de principal goleador do time, com cinco gols na temporada – divide essa marca com Gabriel Barbosa, que já bateu asas rumo a novos projetos. Longe de servir consolo só serve para acentuar a imensa dificuldade que a equipe tem sentido para marcar gols.

No Paraense, o Papão registrou sua pior artilharia em quatro anos, apesar da conquista do bicampeonato. Na Série C, a pindaíba ofensiva permanece: foram apenas três gols marcados em quatro rodadas. Muito pouco para quem sonha em conquistar o acesso.

Ao mesmo tempo, a baixa produção de gols está diretamente associada à ineficiência de Nicolas no comando do ataque neste ano. Muitos fatores são levantados como forma de o mau momento, mas na prática ninguém sabe explicar ao certo o que se passa com o ídolo da Fiel.

Preso a um contrato de longa duração, o atacante foi sondado por outros clubes (Sport, Goiás e Vasco) no início do ano, mas não teve como sacramentar nenhuma negociação. Chegou a se desgastar no contato com dirigentes e técnico do Vasco, mas permaneceu na Curuzu.

A dúvida é se o ânimo é o mesmo, após ter perdido a chance de disputar a Série A ou mesmo a Segunda Divisão. Já na faixa dos 30 anos, Nicolas sabe que a carreira é curta e a valorização não dura sempre, principalmente numa divisão sem grande visibilidade.

Tudo piora, é claro, quando ele não faz gols, justamente o que despertou o interesse em seu futebol. Pode-se dizer, sem erro, que jogando no nível atual o artilheiro saiu por completo do radar de outros clubes.

Em defesa do jogador, cabe considerar que as deficiências criativas apresentadas pelo PSC no Parazão, com Itamar Schulle, e na Série C, com Vinícius Eutrópio, comprometem o rendimento dos atacantes. Não há vida inteligente no meio-campo e, com isso, Nicolas e os demais homens de frente ficam inteiramente isolados e sem chances.

No ano passado, mesmo com carências no elenco e várias trocas de treinadores, o time ainda produzia jogadas que permitiam a Nicolas usar com presteza seu talento na área e a vocação para o cabeceio. Em 2021, nem o jogo aéreo básico é explorado. Por isso, o longo hiato não pode ser colocado exclusivamente na conta do centroavante.

Enfim, um reforço que chega para ser titular

Marcos Jr. foi o reforço anunciado ontem pelo Remo. Uma aposta para dar mobilidade e força de marcação ao meio-campo. É mais um segundo volante que chega. Não é criativo, embora saiba jogar próximo à área. Pode ser importante como terceiro homem, auxiliando o meia-armador. É, por assim dizer, um Erick Flores mais jovem, atuando no meio com boa utilização na cobertura dos laterais.

A torcida, porém, precisa entender que o ex-bicolor (passou pela Curuzu em 2018) está sem jogar nesta temporada, abrindo dúvidas sobre sua real situação física e técnica. A última participação foi como titular no Vasco, onde atuou 66 vezes e marcou três gols durante a Série A 2020. A má notícia é que o Almirante foi rebaixado.

Marcos Jr. não é um volante que costuma pisar na área, nem é de dar assistências. É um meio-campista mediano, que pode ser útil ao Remo se Bonamigo estiver disposto a povoar mais a meia-cancha, saindo do modelo atual com três homens de meio. Seria um jogador para atuar mais próximo a Uchoa e liberando Lucas Siqueira para ações mais ofensivas.

O lado positivo é que, ao contrário das últimas aquisições (Kiss, Flores, Rafinha, Jefferson), Marcos Jr. chega com status de titular. Será criado um lugar para ele no time, como terceiro homem ou disputando posição com Uchoa. Não deixou marcas na passagem pelo PSC em 2018 e saiu alegando razões particulares.

Victor Andrade, atacante especulado como possível reforço, não foi oficialmente confirmado. Era uma promessa das bases do Santos e surgiu na mesma fornada de Gabigol. Acontece que não se firmou mais em lugar nenhum. Estava na Coreia do Sul, após defender o Goiás no ano passado.

Direto do blog campeão

“No meu círculo de amigos, torcedores do Remo, há a consciência de que o clube vem em longo processo de soerguimento técnico e financeiro. Não esquecemos que, há pouco tempo, nem série tínhamos e o Baenão estava em ruínas. Os sucessos recentes são méritos dos últimos dirigentes e da torcida engajada. O torcedor consciente sabe que a meta a alcançar nesta Série B é manter-se nela, pela penca de problemas que o clube tem ainda a resolver, principalmente os financeiros. Agora, não há como negar que, nessa escalada, o sarrafo a ser ultrapassado vai sendo colocado em posição cada vez mais alta. Os times da Série B estão nivelados, vistos pelos adversários que o Remo enfrentou e pelos resultados gerais da competição até o momento. Vencer em casa é crucial para fazer uma boa campanha”.

Miguel Silva

“O time com Lucas Tocantins é outro, porém agora já compreendemos porque o atleta não permaneceu no clube anterior. No entanto, como ele disse, é possível ainda corrigir. Ao menos para conseguir manter-se na Série B para o ano seguinte”.

Antonio Valentim

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias