Acontece hoje, no Camp Nou, um jogo muito esperado por todos que se debruçam sobre os meandros das estratégias como forma de entender o jogo. Com o encrespado desafio de bater o Paris Saint Germain pelo placar de 5 a 0 (jogo de volta das oitavas da Champions), o Barcelona já escancarou o plano de batalha. Hiper mega agressivo, como naturalmente é um time que conta com Messi, Neymar e Suarez, e mais ousado do que nunca foi no aspecto tático.

Em expediente inédito nestes tempos de futebol amarrado e pragmático, Luis Enrique decidiu sacrificar seus laterais para imprimir ainda mais poder de fogo à formidável brigada ofensiva azul-grená. O esquema tem a aparência de um 3-4-3, com o tridente MSN puxando o rolo compressor.

Que ninguém duvide da disciplina dos catalães e da eficácia da ideia. No fim de semana, o Barça testou o formato contra o Celta e goleou por 5 a 0. Claro que o time de Vigo não é o PSG, mas o Barça não costuma escolher cara para aprontar das suas.

O desenho é simples: Piqué, Alba (Mascherano) e Umtiti na zaga. Sergi Roberto como meia avançado pelo lado esquerdo, Iniesta e Busquets centralizados, Rakitic mais à direita. E o trio infernal logo à frente, abrindo as comportas francesas.

O Barça pode até não conseguir o placar buscado, mas só o esforço inteligente para alcançá-lo já é digno de nossa reverência.

MAIS ACESSADAS