plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MAZZINI DESTACA

PF: pedido de prisão do padre e o mistério na Sacristia

Confira este e outros destaques da coluna de Leandro Mazzini desta segunda-feira (22).

Imagem ilustrativa da notícia PF: pedido de prisão do padre e o mistério na Sacristia camera Mistério sobre o pedido de prisão pela Polícia Federal, do padre Robson, celebridade de Goiás, está entre os destaques da Coluna Esplanada desta segunda-feira (22). | Divulgação/ Afipe

Mistério na Sacristia

Até ontem à noite (a não ser que saia a operação hoje) seguia o mistério sobre o pedido de prisão pela PF do Pe. Robson, do Santuário Pai Eterno em Trindade (GO).

Vazou

A investigação no STJ está sob segredo, mas o pedido da PF “vazou” no sistema de notificação para quem acompanha o processo – como para o advogado, Cleber Lopes.

Canta aí!

O Art. 40 da Lei 5.700 de 1971 determina que ninguém poderá ser admitido no serviço público sem que demonstre conhecimento do Hino Nacional. Acredita no teste? Eu não.

Refúgios 1

O Brasil continua sendo a porta da esperança para milhares de refugiados de diferentes países, de 76 nacionalidades, em especial para venezuelanos e cubanos. Nos últimos cinco anos mais de 50 mil pessoas conseguiram status, segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados à Coluna. Desde 2017, são 53.155 autorizações.

Refúgios 2

Ao contrário de 2019 e 2020, em que o Brasil reconheceu 21.541 e 26.653 pessoas respectivamente, este ano foram somente 2.244 cidadãos com status até agosto. Desde 2017, conseguiram o status 48.475 venezuelanos, seguidos da Síria (2.060), República Democrática do Congo (648), Cuba (471) e Paquistão (246).

Este ano

Em 2021 a Venezuela segue na frente com 1.814 pessoas reconhecidas, depois vem Síria (19), República Democrática do Congo (18) Cuba (255) e Paquistão (19). Não tão a frente - para surpresa - está o Afeganistão (03).

Carro leito

A situação é crítica para os fiscais de estradas da ANTT. Áudios mostram a insatisfação. Reclamam do baixo valor da diária (R$ 200) para cobrir hospedagem e refeições. Há dias, um servidor dormiu na viatura e avisou que vai à Justiça. A ANTT informa que o valor é padrão no Governo e decidido pelo Ministério da Economia.

Pra gaveta

Das 25 petições de impeachment de ministros do STF no Senado, 12 são contra Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos que cercam Bolsonaro. Aguardam parecer numa gaveta da Advocacia do Senado. O ministro Luís Roberto Barroso, alvo da ira de quem questiona a segurança das urnas, tem nas costas quatro pedidos.

Assédio

O Ministério da Educação e Inep dificultam o acesso às denúncias – de intimidação, assédio, perseguição – feitas pelos servidores que deixaram os cargos no órgão às vésperas do ENEM. O conteúdo das denúncias foi solicitado pela Coluna há dias, mas tanto a pasta quanto o órgão não responderam até o fechamento desta edição.

Little Holanda

Com a CPI das ONGs da Amazônia ganhando força no Senado, sumiu do ar o site Opção Verde, entidade criada por holandeses, que compra florestas desde 2008 na região da rica Coari (AM), com grandes reservas de gás no subsolo.

1.200 km² !

A Coluna teve acesso a documentos que podem chegar à PF. Uma ativista holandesa tem em seu nome escrituras de área de 26 km x 86 km (1.200 km²). Outro ‘ongeiro’ holandês é do setor de energia. Eles contrataram uma advogada trabalhista em Manaus para lobby no Senado, mas ela pulou fora. Nos informes do grupo para ambientalistas, a ONG sugeria que o objetivo é preservar a floresta, orientar e “controlar” os nativos...

ESPLANADEIRA

# 1º Festival de Música - Musicais Bar da Redonda acontece de 17 a 19 de dezembro, em Icapuí (CE).

# Bait Incorporações, em parceria com Loft e Nomah, promove dia 23 masterclass online sobre ativos imobiliários.

# Mandaliti é o escritório líder no The Legal 500 Latin America 2022.

# Thiago Gomide, presidente da Rádio Roquette Pinto, será o Embaixador de Turismo do RJ em 2022.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Leandro Mazzini

Leia mais notícias de Leandro Mazzini. Clique aqui!

Últimas Notícias