plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA DESTACA

Cavalgada no Marajó deve reunir cerca de 60 cavalos mestiços

Veja estes e outros destaques na coluna de Mauro Bonna deste domingo (17).

Imagem ilustrativa da notícia Cavalgada no Marajó deve reunir cerca de 60 cavalos mestiços camera Cavalgada no Marajó está entre os destaques da coluna de Mauro Bonna deste domingo (17). | Reprodução/Facebook

Cavalgada no Marajó

Nos dias 6 e 7 de novembro, mais uma edição do Festival do Cavalo Marajoara deve reunir cerca de 60 cavalos mestiços. Sairá no dia 6, de Cachoeira do Arari, descansa à noite, e no dia 7 chegará em Soure. São duas categorias: cavaleiros de 70kg e de 90kg. Prêmio de 20 mil para cada categoria. No certame haverá acompanhamento de cinco veterinários.

Sumiram com filé e picanha

Há falta de filé mignon na cidade. Os frigoríficos estão abarrotados de dianteiro que ainda não seguiu para o Egito, Filipinas e principalmente, China. Com isso, os abates despencaram: só no Pará, de 180 mil em agosto, foram 105 mil em setembro. A exportação é o destino de cortes que o mercado interno não consome, então acabam faltando os cortes que o Brasil demanda, como filé e picanha, com a queda da produção.

Diversidade nas academias

Um leitor atento pesquisou e verificou que as academias do Pará estão longe da diversidade que deveria ser peculiar. Na Academia Paraense de Letras, predominam acadêmicos na área jurídica. Na Academia Paraense de Letras Jurídicas, predominam acadêmicos da área trabalhista. Por isso, defende o leitor, nas novas vagas devem levar isso em consideração para que a paridade volte a reinar.

Salão Leal Moreira

Já está aberta a loja conceito da Leal Moreira no terceiro piso do shopping da Doca, que será palco para o esperado Salão Leal Moreira de Imóveis, de 22 a 31 de outubro. O salão vem com novidades e oportunidades em condições especiais. Nesta edição a Leal Moreira fez parceria com a Livelo, o maior programa de recompensas do Brasil. Ao adquirir uma unidade, os clientes receberão pontos, que podem ser trocados por mais de 800 mil opções de produtos, serviços, viagens ou cashback.

Círio

Praticamente esgotado nas livrarias em apenas uma semana, o 13º volume do Livro do Círio. Sucesso absoluto. A coleção toda está disponível no site livrodocirio.com.br para download.

Paz

Em projeto assinado pela arquiteta Bel Lobo, Helder vai inaugurar nesta quarta, às 17h, a linda sede da primeira Usina da Paz. Na esquina da estrada Icuí-Guajará com Avenida Independência, em Ananindeua.

Consultórios

O Cesupa ficou mesmo com o casario recém-restaurado na Governador, quase esquina da Generalíssimo. Lá inaugurará em março do ano que vem, o novo Centro de Especialidades Médicas do Cesupa (Cemec), com 82 consultórios.

Ananindeua

A partir do próximo semestre, a Unama vai oferecer o Curso de Direito presencial em seu campus de Ananindeua.

A distância

O MEC liberou o Curso de Direito a distância. A Unama já pediu autorização para lançar logo no início do ano que vem.

Icoaraci

A licitação para construção do Terminal Hidroviário, em Icoaraci, está prestes a sair. A obra, com prazo de 15 meses, deve iniciar até o final do ano.

Tapajós

Grazi Massafera está com a filha na Casa do Saulo Bangalôs, em Santarém, para filmar um comercial para a rede C&A. Os 10 bangalôs da pousada estão em pleno funcionamento. Aliás, a tradicional festa de réveillon “Vai Tapajós” já está com os ingressos esgotados.

Pet

Com 10 lojas espalhadas pelo Nordeste, a rede Mundo Pet inaugurará o primeiro ponto nesta sexta, em Belém, na São Pedro, antiga Somensi. O próximo ponto será na 14 de Março, quase na Governador.

Tio Sam

Será aberta a porteira dos EUA no dia 8 de novembro. Turistas brasileiros devidamente vacinados, claro.

Argumento

Nesta segunda, no Argumento: Betânia Fidalgo Arroyo, presidente do Conselho Estadual de Educação e reitora da Unama, e Nayara Barbalho, coordenadora estadual de Políticas Públicas para o Autismo. Às 22h, na RBA.

Dedé

O novo Engenho do Dedé, abrirá amanhã, no primeiro piso do shopping da Doca. Será um evento de responsabilidade social. Todo o arrecadado será doado ao Movimento de Emaús.

Francês

A chef Nathalie Furtado abrirá nesta quinta, uma casa totalmente francesa, a Le Bon Vin, incluindo a venda de vinhos. Na Quintino, antigo ponto do Aviú. Terá até espaço para cursos de vinhos. Funcionará de quinta a sábado, a partir das 19h, com wine bar e bistrô.

Tudo

Com atraso na entrega de equipamentos, ficou para março de 2022, a inauguração do lojão da Tudo Conveniência na Conselheiro com Padre Eutíquio, tendo uma imensa Bluefit no segundo piso.

Sal

Tudo certo. Será inaugurado, em dezembro próximo, o centro comercial da Tudo Conveniência, na praia do Atalaia, no Sal.

Natal

Começaram os ensaios para a tradicional performance natalina no restaurante Famiglia Sicilia. Estreia no dia 18 de novembro. Agora com sessões no almoço e no jantar.

Combu

No próximo final de semana, Gastronomia nas Ilhas – edição Combu. Vão participar 12 restaurantes. Preço fixo de 59,90 reais (entrada, prato principal e sobremesa). Evento da Codem e Belemtur. Curadoria da chef Ângela Sicilia.

Beleza

HB, novo salão de beleza, inaugurado no disputado mix da Companhia Belém Academia.

Irmã Dulce

Nesta quarta, no shopping da Doca, a partir das 16h, o jornalista e escritor baiano Valber Carvalho lançará o livro “Além da Fé – A vida de Irmã Dulce”.

Belle Époque

Geraldo Mártires Coelho lançará nesta quarta, o livro “O Grêmio Literário Português e a Belém da Belle Époque”. Na editora Paka-Tatu, Bernal do Couto com Generalíssimo, das 18h às 21h.

Projetos

A FGV iniciatá em Belém nesta quinta, MBA presencial de Gerenciamento de Projetos. O módulo de abertura será Negociação e Administração de Conflitos, com o professor Murilo Dias.

Castanhal

Os Anijar inaugurarão nesta quarta, em Castanhal, a Marmobraz, Galeria M e Tidelli. Às 18h30, na Maximino Porpino com Dom Pedro.

Kids

A Luiza Duarte Academia inicia a obra do seu novo Espaço Kids. A alta demanda exigiu.

Cruzeiro

João Ribeiro, titular da Amazon Service, receberá agora em novembro, uma inspetora inglesa para vistoriar os roteiros para cruzeiros em Belém. Terá até oficina gastronômica no Combu. Seu navio, “Silver Seas”, depois de seis anos, retornará à cidade em abril.

Imóveis

Os cartórios de Registro de Imóveis da Capital quase que dobraram o valor da certidão exigida na venda de imóveis. A mesma certidão antes usada para a compra e venda do imóvel agora virou duas, custando bem mais caro.

Inflação

Os contratos de locação já se adaptaram à escalada da inflação e estão prevendo que em caso de explosão dos preços, os valores precisam ser renegociados. Quem andava com medo da correção pelo IGPM pode ter coisa ainda mais séria pela frente.

Trabalhista

Temendo problemas com os trabalhadores, e consequentemente, ações na Justiça, algumas empresas estão limitando entregas de mercadoria até à porta dos edifícios. Mesmo cobrando taxa pelo transporte, dizem que subir até aos apartamentos não está no pacote.

Bombas

Os japoneses da Ebara, multinacional que atua na fabricação de bombas e sistemas de energia solar ligada ao bombeamento de água, montaram um novo centro logístico. Ocupam agora dois mil metros quadrados dentro do Terminal de Cargas, em Ananindeua.

Lojão

O imóvel onde funcionou por muitos anos o Caçula, na Boaventura com a Doca, foi colocado para locação, via Salomão Mendes Imóveis. São mais de 800 metros quadrados em um dos melhores endereços da cidade. Pelo menos uma concessionária e um home center já demonstraram interesse.

Turismo

O Conselho Municipal de Turismo de Curuçá tomou posse, em meio a muitas expectativas. Integrante do maior corredor de manguezais do mundo, Curuçá abriga a reserva extrativista Mãe Grande e o primeiro mosaico municipal de Unidades de Conservação da Natureza, com um parque, uma APA e um refúgio de vidas silvestres.

Curuçá

O mais novo empreendimento na área do ecoturismo, em Curuçá, é o sítio pousada Pássaro Ímpar, na comunidade do Valério. Fica na zona rural e aposta no estilo rústico e confortável. Está no Booking.com e nas redes sociais.

Lançamentos

A inflação do material de construção está obrigando construtoras a repensar o ritmo de lançamentos, em Belém. O INCC já soma mais de 12% de aumento em 2021, passando de 17% nos últimos meses. Já tem quem aposte no metro quadrado dos novos apartamentos a 10 mil reais na capital, em breve.

Culinária

Grão-Pará, casa dedicada à culinária paraense, inclusive com empório, começou a invadir o Rio. Já são três pontos.

Contas

O TCE-PA, representado pela sua presidente Lourdes Lima, esteve no lançamento do projeto “Casa do TCE-AM Século XXII”, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus, Manaus Cult e Fundação Doimo. A ação faz parte das comemorações dos 71 anos do TCE-AM.

Madeira

As exportações de madeira nativa continuam paralisadas nos portos do Pará há mais de 100 dias. Os empresários relatam demora no embarque e prejuízos acumulados. A Justiça deu 15 dias para o Ibama concluir os processos de exportação parados.

Jurídicas

Incentivado pelos amigos, o procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr., concorrerá à vaga deixada pelo jurista Zeno Veloso, na cadeira número 6 da Academia Paraense de Letras Jurídicas.

Lixo

Semana lixo zero entra em debate nesta sexta, na Câmara de Belém. Iniciativa do vereador Pablo Farah (PL).

Autismo

Nayara Barbalho, coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, estará em Brasília, nesta semana, apresentando o portfólio das Ações do Governo do Pará voltadas para o TEA. Vai prestar contas com a bancada federal, das emendas obtidas em 2020 e buscar o apoio para os projetos de 2022.

EM ALTA

Remédio

A rede Reinafarma venceu a licitação para o espaço de farmácia no aeroporto de Belém.

Memorial

O Senado criou o Memorial em Homenagem às Vítimas da Covid-19 no Brasil.

Café

Em breve um novo point: café Segafredo Rui Barbosa By Pissolati.

EM BAIXA

Crime

Mourão garante que governo não renovará a permanência de militares na Amazônia, para combater crimes ambientais.

Fogo

A falta de chuvas tem provocado frequentes incêndios na estrada para o Atalaia, no Sal.

Clima

A Amazônia já emite mais carbono do que absorve. E pode piorar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias