plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA DESTACA

Inclusão e acessibilidade na Feira do Livro e das Multivozes

Veja estes e outros destaques na coluna de Mauro Bonna deste domingo (28).

Imagem ilustrativa da notícia Inclusão e acessibilidade na Feira do Livro e das Multivozes camera Feira do Livro e das Multivozes: 24ª edição está entre os destaques da coluna Mauro Bonna. | Reprodução

Investimentos na medicina diagnóstica

O Alliar, gigante no setor da medicina diagnóstica, que está representada pela CSD - Clínica Som Diagnósticos na região Norte, foi comprado pelo empresário e megainvestidor Nelson Tanure, que promete triplicar a empresa em dois anos, valorizar colaboradores e médicos parceiros, aumentar a qualidade e eficiência do serviço, continuando à frente os diretores e fundadores, aqui em Belém o médico Eduardo Nassar.

Inclusão na Feira do Livro e Multivozes

Comprometida com o pilar da inclusão e acessibilidade, a 24ª Feira do Livro e das Multivozes vai oferecer o serviço de visita guiada das 9h às 21h, com guia vidente para pessoas cegas e intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais para pessoas surdas. A ação é uma parceria da Secult com o coletivo Lamparina Acesa - Literatura Acessível, da Uepa. Além disso, um dos livros da pajé e escritora Zeneida Lima terá audiodescrição, um serviço inédito da Editora Secult.

Ordem dos Barnabitas

A Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, dos Barnabitas, que atua no Brasil em duas províncias, Norte e Centro-Sul, será unificada sob o comando do padre José Maria Andraci, eleito primeiro Provincial Geral dos Barnabitas. Nascido em Capitão Poço, o padre Andraci assumirá a missão no Capítulo da Ordem, que se realiza de amanhã a 4 de dezembro, com mandato até 2024.

Pós-graduação na Amazônia

A UFPA subiu de posição e agora é a sexta instituição brasileira com maior número de programas de pós-graduação. Os dados estão disponíveis no sítio estatístico da Capes, o GeoCapes, que traz os dados da pós-graduação brasileira para o ano de 2020. O financiamento, porém, não vem acompanhando o crescimento da pós-graduação na instituição. No recebimento de bolsas da Capes, a UFPA ocupa a décima quarta posição. A correção da assimetria regional e institucional no financiamento da pós-graduação é um pleito permanente das instituições da Amazônia.

Festival de Natal da Trindade

Quatro dias de intensa programação gastronômica e cultural é o que promete o Festival de Natal 2021 da Paróquia da Trindade. Na quinta, Tarde Alegre com muitos prêmios. Na sexta, Encontro de Corais. No sábado, Yakissoba em drive-thru e arraial de comidas natalinas com apresentação de Cantata de Natal. E no encerramento, no domingo, das 7h às 22h, café da manhã, bazar de roupas e acessórios; chegada do Papai Noel, almoço natalino com o famoso bacalhau gratinado, a volta do arraial de comidas natalinas e shows de bandas católicas e MPB.

Turismo na Amazônia Atlântica

Termina hoje, a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita). Na abertura do evento, Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, anunciou sua próxima visita ao Pará, no início 2022. Irá ao Sal. Aproveitará para conhecer também o projeto de turismo criativo de São João de Pirabas. Antes disso, receberá em Brasília uma comitiva de prefeitos e profissionais de turismo da Amazônia Atlântica.

Hospital

O hospital novinho de 120 leitos na Nove de Janeiro com Gentil, que seria ocupado pela Oncológica do Brasil, na verdade, acaba de ser alugado por 10 anos para o Grupo Cynthia Charone, que aliás, pela competência e organização, não para de crescer.

Coco

O Coco Bambu vai começar a se instalar no mix do Bosque Grão-Pará. Quer inaugurar em julho de 2022. Incluirá Espaço Business e Espaço Kids.

RBA

A RBA vai comemorar seus 33 anos de sucesso no próximo dia 15, inclusive com ação promocional no Bosque Grão-Pará.

Anuário

O DIÁRIO lançará agora em dezembro, a 12ª edição do Anuário do Pará, tendo como tema “A Diversidade da Água”

Concorrência

O Super Center Nazaré sofrerá o maior impacto com a abertura do Assaí Atacadista, na Roberto Camelier. O modelo de atacarejo invadiu a cidade. Chega à média de 8% mais barato. Porém, conforto zero.

Aeroporto

A Infraero convidou o engenheiro Nelson Chaves para visitar a obra da estação de passageiros que substituirá o Aeroporto Protásio, com acesso pela Arthur Bernardes.

Sorvete

Começará agora na terça, a escolha do Melhor Sorvete do Mundo, em Bologna, na Itália. Cairu na parada. Armando Laiun ensinará por vídeo a feitura do Carimbó. E na quarta, o júri baterá o martelo.

Penal

Mais um ano o escritório Roberto Lauria Advocacia Criminal está na lista dos advogados e escritórios mais admirados do Brasil. Inclusive, é o primeiro no Pará na categoria advocacia especializada penal. Pesquisa da Análise Advocacia.

Luxo

O concorrido Sushi Ruy Barbosa recebe nesta semana, mais uma partida da famosa trufa branca de Alba, na Itália. Pode ser ralada na hora por grama em qualquer prato.

Argumento

Pauta do Argumento desta segunda: a empresária Fátima Petrola e a volta dos eventos no estado. A modelo profissional Bella Mello, que saiu do bairro da Cremação para ganhar o mundo da moda. Às 22h, na RBA.

Noel

Cliente Claro tem desconto de 50% na Noelândia do shopping da Doca. Basta apresentar a fatura da Claro.

Réveillon

Muitos que haviam programado réveillon na bela Cidade do Porto, recuaram e vão ficar pelo chafariz do Porto Futuro mesmo. As restrições à variante da covid voltaram com toda força a Portugal.

Dente

Inaugurada uma franquia Oral Unic Implantes, na Jerônimo Pimentel. A marca está presente em outras 172 cidades e traz um conceito de atendimento completo em um só lugar.

Música

O cantor e compositor Mahrco Monteiro grava novo DVD, “As portas do meu coração”, em comemoração aos seus 45 anos de carreira.

Cruzeiro

Apesar da variante Omicron, os europeus estão reavaliando os destinos de seus próximos cruzeiros. Durante a semana, nove inspetores franceses estiveram em Belém, e hoje estão em Santarém.

Peixe

A crescente piscicultura paraense logo, logo vai anunciar a produção em cativeiro dos líderes absolutos de mercado: filhote e pescada amarela.

Influencer

Selecionada pela GOL como influenciadora representante da região Norte, a publicitária Luly Mendonça participou de um game na live da companhia aérea comandado por Sabrina Sato, e ainda saiu do jogo com uma viagem para o Caribe com direito a acompanhante. Fez a sua sorte na Black Friday.

Jurídicas

Foi eleita a nova diretoria da Academia de Letras Jurídicas, para o biênio 2022/2024. À frente, como presidente, o advogado Thadeu de Jesus e Silva.

Breves

O município de Breves, o mais populoso do Marajó com mais de cem mil habitantes, completa 171 anos de emancipado. O prefeito Xarão Leão organizou uma megaprogramação que se estende até terça.

Mandioca

O D.O.M, restaurante paulistano do chef Alex Atala, comemora 22 anos de sucesso nesta terça. O chef também celebra neste final de ano o lançamento de seu novo livro, “Manihot Utilíssima Pohl: Mandioca”.

Mídia

O jornal Agora São Paulo deixa de circular a partir de amanhã. Assinantes e jornalistas foram absorvidos pela “Folha”.

Inovação

As estações do Metrô em São Paulo e Rio passaram a adotar “naming rigths” arrecadando uma boa verba para manutenção. Já imaginou Estação das Docas Claro? Complexo dos Mercedários Vale?

Eventos

Segundo Fátima Petrola, disparou o segmento de eventos sociais que estava com imensa demanda reprimida. Muitos em petit comité, outros médios. Não há mais vagas em igrejas refrigeradas e salões de recepções.

Chique, classudo e refrigerado, o Salão dos Pontificais, na Catedral, retornou ao segmento de eventos com força total. Ideal para 120 convidados.

Pet

Alta de adoções de animais se reflete no segmento de cuidados veterinários. Segundo o Sebrae, houve um avanço de 36% para segmento neste ano.

Pão

Adiada para fevereiro, a abertura da megapadaria do Armazem25 no Umarizal. O aquecimento do mercado superlotou as indústrias: faltam equipamentos para atender os prazos.

Carne

A suspensão das exportações brasileiras de carne bovina para a China, após o embargo realizado pelo próprio Ministério da Agricultura brasileiro, está impactando muito mais o Pará, que teve uma queda de 74% no volume e 82% no faturamento, enquanto no resto do Brasil a redução foi de 48% e 53%, respectivamente.

Bike

Hoje, o Desafio MTB Marathon Marajó. Serão 300 ciclistas participantes, com encerramento na Pousada dos Guarás.

Lanche

O Bob’s vai invadir os supermercados com o lançamento do Bob’s em Casa. Licenciou sanduíches pré-prontos e congelados com a sua marca.

Compras

O Mater Dei, controlador do Porto Dias, continua indo às compras. Prospecta a região Norte, tendo Belém como hub.

Fórum

Milton Nobre defende a construção de um novo Fórum Cível e Criminal para Belém. O atual prédio poderia ser transformado em um hospital público para a Cidade Velha.

Batista Campos

A Associação dos Amigos da Praça Batista Campos vai pedir licença à Prefeitura, para executar a necessária e urgente limpeza nos lagos da praça. Como o Poder Público não faz, eles estão dispostos a colaborar.

Supermercado

Será no próximo sábado, na AP, a confraternização da Aspas, onde serão homenageados os Fornecedores Destaque do Ano, entre eles: Mariza Food, Unilever, Frimesa, Dismelo e Castelo Distribuidora.

Próstata

O Cion se mobilizou para lembrar a importância da luta para combater o câncer de próstata. Sua equipe de funcionários se veste de azul e fala sobre a importância da prevenção.

EM ALTA

Champagne

Às quintas, no Aviú do Parque, tem Paella Amazônica e descontos no Chandon.

Obeso

Canabidiol chega aos consultórios como auxiliar contra a obesidade.

Barcarena

Equipe do Santander visita feiras para incentivar a formalização de produtores rurais, em Barcarena.

EM BAIXA

Estupro

A Famaz ouviu e demitiu o médico e professor do lubrificante. Vapt-vupt.

Saúde

As ações da Hapvida despencaram depois que o Cade reprovou a compra da carteira de clientes da Plamed.

Réveillon

A intensa divulgação da variante Omicron mundo afora, trouxe dúvidas às festas daqui.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias