Ônibus elétrico na UFPA

Com a retomada das aulas presenciais na UFPA, entra em operação regular o primeiro ônibus elétrico da Amazônia. O veículo realiza o transporte de alunos, servidores e visitantes dentro do campus do Guamá. Um segundo ônibus, também elétrico, ligará o campus de Belém ao campus da UFPA em Castanhal. O projeto é coordenado por pesquisadores do Centro de Eficiência Energética da Amazônia (Cemazon).

15 anos da bauxita em Paragominas

A extração de bauxita na Hydro Paragominas completa 15 anos neste mês. A mina, que é o primeiro elo da cadeia do alumínio, é uma das principais em operação no Pará e tem trabalhado para ser uma grande aliada no desenvolvimento de Paragominas. Um dos investimentos foi cerca de 30 milhões de reais para colocar em operação a metodologia “Tailing Dry Backfill” que é pioneira na indústria de mineração de bauxita no Brasil. A metodologia permite que os rejeitos inertes da mineração de bauxita sejam devolvidos às áreas já abertas e mineradas, ao invés de serem depositados em áreas separadas e permanentes de armazenamento.

Desamor

A cada dia aumenta a rejeição ao Posto Dallas, que teve a coragem de instalar uma unidade de combustível na área há muito reservada e amplamente divulgada para o tão sonhado Parque da Cidade. Prova de desamor por Belém.

Livro

Úrsula Vidal deixará a Secult, com a Feira do Livro agendada para o período de 27 de agosto a 4 de setembro, no Hangar recuperado.

Blitz

Como estão constantes as fiscalizações da Lei Seca, nos finais de semana, no Sal, a Virianduba desenvolveu um aplicativo disponibilizando motorista ou táxi para o retorno do cliente da praia do Atalaia. No mesmo aplicativo pode pedir delivery na praia, ou convocar um guincho para desatolar.

Charme

O Viso Cucina & Hotel, negócio de Américo Barata, ao lado da Sé, também terá um hotel boutique com sete suítes de chame, cada uma com tema diferente. Aos domingos servirá brunch, das 10h às 15h, com ostras e champanhe. Abrirá depois da Páscoa. Aliás, o Viso deverá ganhar um rooftop com vista panorâmica.

Saulo

O restaurante Casa do Saulo Museu do Amanhã abrirá no início de abril, com um cardápio centrado em peixes amazônicos. O contrato é de um ano podendo ser renovado por mais um. Porém, uma coisa é certa: a Casa do Saulo Rio, no museu ou fora do museu, pousou para ficar na Cidade Maravilhosa.

Petz

A rede de pet shop Petz começará a construir ainda neste semestre, sua primeira loja em Belém. Ocupará a área no início da Avenida Nazaré em frente ao Palacete Faciola. Imóvel pertencente ao empresário Délio Mutran.

Bolonha

A Fumbel e a MB Capital firmaram acordo para manutenção corretiva nas instalações do Palacete Bolonha. A ideia é não deixar o icônico bem tombado degenerar após seu minucioso restauro.

Condomínio

A MB Capital pousou em Santarém e Canaã dos Carajás. Quer repetir o sucesso do Águas do Paricá, em Paragominas. Condomínio fechado horizontal de alto padrão. Em ambas as praças com parceiros locais.

Argumento

A pauta do Argumento desta segunda: o chef Saulo Jennings, o jornalista Raymundo Mário Sobral (novo imortal da APL) e Otávio Avertano Rocha (40 anos como acadêmico da APL). Às 22h30, na RBA.

Portugal

A partir desta semana, a TAP decolará de Belém para Lisboa às quintas e sábados, ao invés de quartas e domingos. Chegadas e partidas no mesmo dia.

Conforto

Muita reclamação de quem viaja TAP em voos mais longos, dentro da Europa. Mais da metade das cadeiras não reclinam. Para ter o conforto, só pagando a tarifa plus. Tratamento de low cost com preço sem desconto.

Açaí

A Juçaí, marca que vende polpa de juçara em pote como se fosse açaí, investiu 10 milhões de reais e vai inaugurar, em junho, uma nova fábrica no Rio, quadruplicando sua produção para invadir o mercado paulista. Açaí fake.

Multiuso

O novo Mangueirão será multiuso. Voltará a receber o GP Brasil de Atletismo, grandes shows e eventos.

Acesso

O Estádio Jornalista Edgar Proença passará de duas para 10 rampas de acesso, inclusive rampas exclusivas para o setor de cadeiras. Das atuais 48 catracas ganhará 56.

Camarote

O Mangueirão, que deve ser reinaugurado no dia 28 de setembro, passará a ter 32 novos camarotes, atualmente são apenas seis. Estacionamento com cinco mil vagas, hoje são só 1.400.

Eventos

O Famiglia Sicilia agora funciona para almoço aos domingos. E para eventos, no almoço, durante a semana. Aliás, em razão da demanda, o restaurante iniciará em abril, a operação de uma central de atendimento exclusiva para eventos.

Malhação

A rede de academias Bluefit prospecta ponto na movimentada Augusto Montenegro. Será a sua terceira unidade na cidade.

Cruzeiros

Sozinho e sem apoio, João Ribeiro, da Amazon Service, viu todos os cruzeiros que haviam programado Belém na atual temporada simplesmente cancelarem a parada.

Gaudens

A Gaudens lançou o Ovo de Páscoa Cripioca (com cobertura de farinha de tapioca), em edição limitada. Versão chocolate branco, chocolate 53% e chocolate 71%. Também já disponível na Don Vino o queridinho Ovo de Brownettone.

Carne

Artur Dias começará na sexta, somente com delivery via iFood e retirada, a operação da franquia do L’Entrecôte, de Paris.

Junta

Depois de 12 anos, a Jucepa realizou concurso e fará a nomeação dos aprovados nesta quarta, e a posse ainda neste mês. E segue avançando com desburocratizações e facilitando o registro e o licenciamento para as empresas que pretendem se instalar no Pará.

Roxy

O Roxy lançou novo pastel, recheado com palmito e queijo. Fora os outros sabores como de camarões com creme de jambu e redução de tucupi, picadinho ao creme de queijo catupiry, de queijo e presunto com o molho do Filé Roxy Forever.

Teatro

Nos próximos finais de semana entra em cartaz “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, com o Grupo Teatro de Apartamento e direção de Saulo Sisnando. Na sede do grupo, na Travessa Curuçá.

Curuçá

Construído em 1895, o Palacete Barbosa Lima, em Curuçá, será reaberto em maio, totalmente restaurado. O prédio, em estilo neoclássico, foi tombado pelo Patrimônio Municipal em 2002, mas estava fechado desde 2015, por causa de um incêndio. A obra, via Iphan, teve emenda do senador Paulo Rocha.

Palacete

O tal do Iphan e o departamento de patrimônio histórico da Fumbel andaram visitando o esquecido Palacete Pinho. Tomara que não seja só passeio.

Planejamento

Acontecerá na UFPA, na primeira semana de abril, a reunião ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior. Na pauta, as experiências exitosas de gestão nas universidades e a retomada do ensino presencial em contexto de cortes orçamentários.

Cotas

A presidente da UNE, Bruna Brelaz, esteve na UFPA na sexta, para o lançamento da Campanha em Defesa da Lei de Cotas e foi recebida pelo reitor Emmanuel Tourinho. A UFPA é referência nacional em políticas de inclusão.

Carioca

A ex-senadora alagoana Heloísa Helena vai concorrer a um mandato de deputada federal pelo Rio.

Kia

A coreana Kia segue buscando uma grande área para voltar a ter uma concessionária própria em Belém. O espaço precisa ter, no mínimo 1.000 metros quadrados e estar nos bairros centrais, preferencialmente no Umarizal.

Área

Está à venda uma das maiores áreas privadas e legalizadas dentro de Belém. São cerca de 320 mil metros quadrados na Arthur Bernardes, no Tapanã. O imóvel chama atenção do mercado imobiliário por estar em área de expansão das construtoras. Negócio conduzido pela Salomão Mendes Imóveis.

Galpão

Seguem altas as demandas por galpões adaptados para a logística com doca de recebimento de caminhões e grande área de estacionamento. A Kothe Logística é a mais nova empresa a procurar ampliação na Grande Belém. A empresa nascida em Santa Catarina tem mais de 1.200 veículos próprios e 36 operações no Brasil.

AutoGil

A AutoGil, autorizada Bosch em Belém, que há 42 anos atendia na esquina da Gentil com Generalíssimo, inaugurou casa nova na Conselheiro, entre Barão de Mamoré e Guerra Passos.

Expansão

A Unifamaz, grupo maranhense, pretende construir auditórios e novos espaços interativos na área da Municipalidade que comprou do Basa o direito de uso (propriedade da União) por 17,5 milhões.

Justa

Gaby Amarantos deixa o Saia Justa no GNT. Na nova composição do programa, além de Astrid Fontenelle terá Sabrina Sato, Luana Xavier e Larissa Luz.

Pastora

O Globoplay prepara um documentário sobre a ex-deputada e pastora Flordelis, acusada de mandar matar o marido.

Camarão

O Camarada Camarão abrirá no final de abril, no shopping da Doca. São 680 metros quadrados e 280 lugares. E chegará logo com um Festival dos Sabores da Amazônia. Murilo Souza Filho é o sócio local.

Atacarejo

Depois de marcar três datas, finalmente abrirá nesta quarta, o lojão do Assaí Atacadista, na Almirante, na área alugada do antigo Parque de Exposições do Entroncamento. Será a sétima loja do grupo no Pará.

Diagnóstico

O Cion possui um dos parques radiológicos mais modernos da região, já em pleno funcionamento, onde são disponibilizados equipamentos de última geração, além de uma equipe altamente capacitada, o que garante mais segurança no resultado.

Gin

Marcela, neta de Lutfala Bitar, abrirá no burburinho da Braz, entre Benjamin e Dr. Moraes, uma “ginteria”.

Pão

A padaria chique Bella Florença, na Senador, em frente ao Roxy, abrirá em maio. Negócio de Andrews Robert, que mexe com churrascaria em Santa Isabel.

Paella

Paella valenciana, com ingredientes de qualidade fornecidos pela Nippobraz, é a especialidade do chef Vinícius Tobias. Muitos elogios nas redes sociais. Entrega em domicílio em variados tamanhos. WhatsApp: 98168 9997.

Autista

Helder e Rubens Magno (Sebrae) firmaram parceria para apoiar à inserção de jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias no mercado de trabalho. As micro e pequenas empresas farão parte do acolhimento.

Atraso

Líder e Magazan, em Paragominas, Castanhal e no Guamá, estão com suas inaugurações postergados por motivo de atraso na entrega de equipamentos (elevadores e escadas rolantes) adquiridos da Atlas Schindler. O caso será judicializado.

Jurídicas

A Academia Paraense de Letras Jurídicas completou 30 anos. O primeiro presidente foi Egydio Salles e o atual é Thadeu de Jesus e Silva. No próximo dia 30 haverá eleição para o preenchimento de três cadeiras.

Maternidade

O Conselho do Mater Dei cravou para maio a inauguração da Maternidade Porto Dias.

Factoring

A Infinity Factoring completou 11 anos de mercado, fomentando pequenos e médios negócios. Tem assinatura de Leonardo Gomes e Jorge Helder Silva Filho.

EM ALTA

Rolo

A chef confeiteira Nalva Avertano Rocha lançou o Bolo de Rolo Amazônico, com recheio de cupuaçu e castanha-do-pará.

Tudo

A cozinha industrial da rede Tudo Conveniência lança uma linha de petiscos e pratos prontos.

Tempero

No próximo final de semana, a 3ª edição do Festival Tempero de Origem, no Parque da Residência.

EM BAIXA

Poluição

Com fiação elétrica descuidada, a Equatorial é campeã em poluição visual na cidade.

Net

Nos postes alugados pela Equatorial, os provedores de internet também poluem visualmente a cidade.

Amazônia

O próprio Planalto autoriza garimpo de ouro em terra indígena.

MAIS ACESSADAS