plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ASSUNTOS DE DOMINGO

Disputa pelas lojas do Nazaré e cobrança de sacola na Zara

Leia esses e muitos outros assuntos na coluna de Mauro Bonna deste domingo (31)

Imagem ilustrativa da notícia Disputa
pelas lojas do Nazaré e cobrança de sacola na Zara camera Grupos disputam quem vai incorporar os supermercados Nazaré | Reprodução/Google Street

Feira do Livro

A organização da 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes segue em ritmo acelerado. O evento, que acontecerá de 27 de agosto a 4 de setembro no Hangar, já tem confirmados 219 estandes e 134 empresas, sendo 63 do Pará e 71 de outros estados. Além de convidados superespeciais, como a artista visual Criola, de BH, que também já confirmou presença.

Investimento imobiliário

A Level Incorporadora e a Quadra Engenharia estão trabalhando a todo vapor nas obras do Livello Garden, na Conselheiro. O empreendimento conta com duas torres, L’íris Residence e Gardenia Studios. Recentemente, a torre Gardenia alcançou 95% de vendas. O empreendimento possui grande potencial de investimento, seja por sua localização ou diferenciais agregados e já tem poucas unidades disponíveis.

Capitalização no Pará

O mercado de títulos de Capitalização injetou 139,2 milhões de reais na economia paraense até maio. De janeiro a maio, registrou crescimento acima da média nacional: 29,2%, totalizando 176,6 milhões de reais de acordo com os dados consolidados pela Susep. O volume de recursos gerados atingiu seu maior patamar, totalizando 139 milhões reais.

Buritirama a caminho de recuperação judicial

O fornecedor Steinweg entrou com pedido de execução errado contra mineradora Buritirama: fora do prazo da mediação que está sendo realizada no Pará. A mineradora solicitou por mais de oito vezes uma mediação com os bancos. Ainda não foi desvendado o real interesse em não negociar a saída. Recentemente, a Buritirama fechou contrato com uma das maiores empresas chinesas, a Minmetals. O contrato com 10 anos de vigência terá um pagamento antecipado de 400 milhões de dólares e os embarques já foram realizados.

Nazaré

Como já era esperado, o Grupo Líder voltou pela terceira vez, a negociar a incorporação das quatro lojas do Supermercados Nazaré. Porém, outros grupos também estão no páreo. O Nazaré, com faturamento de 30 milhões/mês, acumulou uma dívida de 140 milhões de reais.

Mônaco

O Grupo Mônaco, nascido há 45 anos em Altamira, pelas mãos do paranaense Armindo Denardin, chegou agora a sete estados com 43 concessionárias de veículos. Acaba de comprar uma revenda Fiat em Goiânia e uma WV Caminhões em Rondônia.

Caminhão

Mais uma fronteira desbravada, o grupo paraense Mônaco acaba de adquirir as concessionárias VW Caminhões do Grupo Buriti, em Rondônia, com lojas em Porto Velho e Vilhena. A operação aguarda uma autorização do Cade.

Revemar

A área da CDP na Pedro Álvares Cabral, entre Mônaco e Vega, com aluguel arrematado por 20 anos pelo Grupo Revemar, abrigará a partir de janeiro, uma imensa loja de seminovos e o novo pátio de veículos do grupo.

Casta

No final deste ano será concluído o retrofit do Castanheira. As obras estão na praça de alimentação, tudo novo. Aliás, o Grupo Líder negocia com o grupo pernambucano do Zio, Tio Armênio e B&B um novo restaurante no shopping.

Pórtico

O Grupo Líder banca a manutenção do Pórtico Castanheira com 150 mil/mês. A construção de um túnel direto para o estacionamento do shopping, por enquanto foi arquivada.

Contas

O TCM fará um grande evento de capacitação para seus jurisdicionados, em novembro, no Grand Mercure.

Castanhal

A empresa Pinheiro & Serene venceu a licitação no valor de 147 milhões de reais para a construção do Centro de Convenções de Castanhal. As obras iniciarão até setembro.

Quadra

A Quadra Engenharia acaba de completar 43 anos construindo histórias. A construtora fez um brunch para os colaboradores em sua loja conceito, unidade Umarizal, localizada no terreno do empreendimento Lux Design by Quadra.

Argumento

A pauta do Argumento desta segunda: o empresário Oscar Rodrigues (diretor do Grupo Líder) e o expert Eduardo Monteiro (turismo de pesca). Às 22h30, na RBA.

Gastronomia

A Prefeitura deve publicar agora no início de agosto, o edital de licitação para a instalação do Boulevard da Gastronomia. De forma amigável será desapropriado um casarão abandonado. Obra a partir de outubro.

São Brás

A Codem garante que até o próximo dia 15, será publicado o edital de licitação para a obra de requalificação do Mercado de São Brás. Investimento de 50 milhões de reais. O estacionamento subterrâneo com 400 vagas terá uma profundidade de quatro metros.

Pet

Novos players do segmento Pet prospectando áreas em Belém: Terra Azul e Mundo Animal.

Santarém

Jorge & Matheus curtiram uma coleção de dias na Casa do Saulo Bangalôs, em Santarém. Neste final de semana, a pousada recebe como hospedes Gaby Amarantos e família.

Buscapé

Saulo Jennings é um dos 30 chefs participantes do Arraial Buscapé, neste final de semana, em São Sebastião, no interior de São Paulo.

Aula

A UFPA está com o calendário regularizado. O segundo semestre inicia em 22 de agosto e encerra em 21 de dezembro.

Maniçoba

A empresária Rosana Benfica, dona do Fulô de Jambu, lançou a Maniçoba em pote de vidro e embalada a vácuo com prazo de validade de um ano. A Fulô tem em seu mix doces de leite, com cupuaçu e com castanha-do-pará.

Búfalo

Uma das maiores empresas de biotecnologia do mundo, Alta Genetics, chegou para contratação de genética de búfalos paraenses. O búfalo está em alta, um quilo de mussarela em São Paulo atingiu 70 reais. A iniciativa tem parceria da UFPA-Cebran, de Castanhal, Faepa e Sedap.

Campeão

O Paysandu comemorou os 20 anos da Tríplice Coroa em 2002. O principal homenageado foi Arthur Tourinho, considerado multicampeão. Foi na sua gestão que o time conquistou o Campeonato Paraense, Copa Norte e foi Campeão dos Campeões.

Locação

A Dr. Imóveis passou a representar a empresa Caetano Martorani no Norte e Nordeste, para venda de imóveis com rentabilidade de locação nos EUA e Europa.

Camarão

Começou a funcionar o azeitado serviço de delivery da rede Camarada Camarão, pelo iFood e aplicativo próprio.

Ampliação

A loja do Líder Praça Brasil ganhará uma grande ampliação pela rua Ferreira Pena. Área vizinha foi incorporada.

Turismo

Já existem, no Pará, 15 pousadas equipadas para o turismo de pesca preferencialmente para estrangeiros. E a Funai começou a autorizar a atividade de pesca, com os indígenas devidamente remunerados, em algumas aldeias no estado.

Pesca

Segundo Eduardo Monteiro, apresentador há 15 anos do programa Pura Pesca, na RBA, os três principais destinos no Pará para o turismo de pesca: rio Trombetas, rio Iriri (afluente do Xingu) e rio São Benedito (Jacareacanga). Os três com pousadas equipadas.

Parauapebas

Darci Lermen cedeu por 20 anos imensa área em Parauapebas, para a montadora chinesa de equipamentos pesados da linha amarela XCMC instalar, ainda neste ano, uma planta industrial na cidade. São carregadeiras, escavadeiras, veículos especiais e guindastes.

Vitória

A Fazenda Hotel Vitória emplacou 100% de ocupação neste mês de julho. E inaugurou jacuzzis, saloon e lareira. Aliás, os Martins estão de olho em instalar uma pousada de charme no Sal.

Bambu

Abrirá em novembro, a primeira unidade da rede Coco Bambu na cidade. No mix do Bosque Grão-Pará. O sócio local será o cearense André Lira. Serão 600 lugares, espaço kids plus, eventos bar americano e adega com 600 rótulos.

Chocolate

Em seu site especializado em chocolates, “The chocolate life”, Clay Gordon escreveu sobre sua viagem a Altamira para o Festival Chocolat Xingu 2022. Conheceu algumas marcas regionais, porém destacou a Gaudens como a marca com a embalagem mais sofisticada e um creme de chocolate com castanha-do-pará que foi o seu favorito.

Eventos

O espaço FRA, na Jerônimo Pimentel, começa agora em agosto uma obra de ampliação incorporando novos e diversificados ambientes. Projeto de Perlla et Jr.

Escola

O Colégio Mirante, oriundo do Colégio Perpétuo Socorro, assumiu as instalações do antigo Colégio Dom Bosco, na Benjamin.

Mediterrâneo

Nathalie Furtado conclui até dezembro o nível superior da Le Cordon Bleu. Em janeiro, inaugura na Quintino, no antigo ponto do Aviú, um sofisticado restaurante mediterrâneo.

Marajó

A Pousada dos Guarás, em Salvaterra, fecha julho com 81% de taxa de ocupação. O Marajó está bombando, novo ferry e em setembro a entrada de mais uma lancha rápida para 220 passageiros.

Ouro

As poderosas Apple, Microsoft, Google e Amazon têm filamento de ouro em sua composição saídos de maneira ilegal da Terra Indígena Kayapó, no Pará. Segundo a Polícia Federal, a atravessadora é a refinadora italiana Chimet.

Refino

A North Star Refinaria investiu 55 milhões de reais em instalações físicas prestes a inaugurar na Arthur Bernardes, no Tapanã. Neste local, 120 colaboradores vão refinar ouro extraído de garimpos paraenses para exportação. O Intercept diz que o investidor é Sylvain Goetz, condenado pela justiça belga por fraudes em mercado clandestino de ouro.

Voo

O leilão de concessão dos aeroportos de Belém e Macapá ocorrerá no próximo dia 18. Fontes do setor garantem que apenas o grupo francês Vince Airports teria interesse. O grupo já controla oito aeroportos no país, inclusive de Salvador e Manaus. O Vince também opera o aeroporto de Caiena.

Carne

O Pará tem 19 plantas frigoríficas autorizadas para exportação de carne bovina. Só para o Canadá, são seis, porém ainda não houve qualquer negócio com o mercado canadense.

Convés

Será no dia 27 de agosto: a antológica boate do Iate Clube ancorará no Capital Lounge Bar para um megarevival, “De volta ao Convés”. As músicas, o clima, uma época marcante para os notívagos dos anos 80/90. Na cabine, o DJ Alfredo Abitbol tocando tudo que agitava as noites às margens do rio Guamá.

EM ALTA

Debate

Será no dia 28 de agosto, um domingo, o primeiro debate com os candidatos à presidência. Promoção: Band, Folha, Uol e Cultura.

Líder

Cerca de 150 mil pessoas passam por dia pelas lojas do Grupo Líder.

Yamada

Dentro de 12 meses deverá estar encerrada a recuperação judicial do Grupo Yamada.

EM BAIXA

Consumidor

A Zara, no Bosque, está cobrando 50 centavos a sacola. Não é o preço e sim o valor que espanta o consumidor.

Voo

Com carências nas frotas, os voos internacionais da Azul e Latam, decolando de Belém, só no ano que vem.

Oferenda

Este veraneio bateu o recorde de veículos engolidos pelo Atlântico, no Atalaia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias