
Líder
A loja do Grupo Líder, na 14 de Março – antigo Nazaré –, inaugura entre o Círio e a COP. Lá, terá também uma unidade do restaurante Jerônimo’s.
Arquitetura
O arquiteto José Raiol foi convidado pela Faculty of Architecture and Design, da University of Applied Sciences, da Alemanha, para conhecer o projeto Flying Classroom e modernas obras de arquitetura com inovações tecnológicas em madeira, na Alemanha e na Áustria, como preparativo para um Seminário Internacional sobre Arquitetura que coordenará em agosto próximo, em Belém
Casta
Hoje, uma unidade do restaurante Tio Armênio, do grupo pernambucano que também inclui o Zio e o B&B, inaugura no mix do Castanheira, inclusive com vista panorâmica.
Pátio
O Tio Armênio inaugura unidade no mix do Pátio Belém, ainda antes do Círio. E vai para o São Luís Shopping, também gerido pela AD Shopping, com uma operação italiana.
Ópera
A professora de canto lírico Jena Vieira retornou a Belém depois de proferir palestra aos alunos masterclass da Escola de Música do Maranhão, a convite do Governo de lá. O tema foi “Dos bastidores ao palco: o processo de construção de uma ópera”.
Meira Matos
Pouca gente sabe, mas o recém-falecido ex-secretário de Justiça do Estado, Aderbal Meira Matos, foi um dos juristas que participou da elaboração do arcabouço jurídico que o Brasil defendeu na ONU, pleiteando a ampliação do território marítimo nacional para 200 milhas, no fim da década de 1960.
Mar
Aderbal era conselheiro jurídico da Marinha do Brasil. Mostrou que não havia norma no direito internacional que impedisse o Brasil de ampliar a fronteira no mar. Seu estudo mostrou fatores de segurança interna, além de questões econômicas e político-diplomáticas. Quanto à questão econômica, Aderbal tinha razão, tal o volume de petróleo do Pré-Sal e da Plataforma Equatorial. Hoje, 95% do petróleo nacional vêm do mar.
História
No século XIX, quando foi estabelecido o primeiro limite marítimo brasileiro, o País tinha direito a um espaço exíguo do Atlântico: apenas três milhas (cerca de 5,5 mil km), ampliadas para oito milhas, na década de 1950; depois para 12 milhas em 1969, até chegar no território de 200 milhas. Agora, a chamada Plataforma Continental tem mais 360 mil km quadrados.
Drinque
O cardápio de bebidas do Manjar tem feito sucesso também entre os que curtem drinques diferenciados, bonitos, coloridos e gostosos. Entre os novos coquetéis, estão o Aperol, o Jambutine e o 1830, todos elaborados com produtos de primeira linha.
Mignon
Tem prato novo no Assemblage, o bistrô e wine bar da Grand Cru. É o Mignon Bordelaise, um medalhão de filé ao molho de vinho e bacon, acompanhado de aligot de macaxeira com queijo curado.
EM ALTA
Lançamento
Hoje, na Usina, a Quadra lança, exclusivamente para corretores, os dois sofisticados prédios com design da Pininfarina.
Internet
O Vaticano agendou, para o próximo dia 27, a cerimônia de canonização do beato Carlo Acutis, chamado de “Santo da Internet”, padroeiro das redes sociais.
Boi
O empresário pernambucano Nelson Bezerra comemora os 25 anos de sucesso da Masterboi, hoje o maior frigorífico do Norte e Nordeste. Presente no Pará.
EM BAIXA
Seca
O Brasil está mais seco, diz o MapBiomas. Os 17,9 milhões de hectares cobertos por água, no ano passado, foram 2,2% menores que os 18,2 milhões de 2023.
Fogo
Com a seca vêm os incêndios. Para as florestas, eles têm sido mais devastadores que as motosserras.
Destruição
Ano passado, no Brasil, foram queimadas áreas maiores que a Itália. Do total, 73% ocorreram em florestas. Na Amazônia, foram 58% da área destruída no País.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar