Nas próximas semanas o governo do estado por meio da Cohab lançará o “Sua Casa”, um novo programa que vai conceder além do auxílio para compra de material de construção, a inclusão de recursos para pagamento da mão de obra. Ou seja, a população vai ter acesso a moradias mais dignas e ainda haverá geração de empregos e renda para o mercado da construção civil. Esse é o fim do modelo eleitoreiro tão usado em gestões anteriores e a garantia do benefício chegue a quem de fato precisa.

DESASTRE

O caos vivido pelos belenenses no fim de semana e na segunda-feira abriu os discursos na Assembleia Legislativa ontem. Na sessão, os deputados Carlos Bordalo (PT) e Junior Hage (PDT) fizeram duras críticas ao prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), acusando-o de estelionato eleitoral pelo fracasso dos “Três S” - um deles de saneamento -, programa eleitoral que o elegeu e reelegeu. E deram o recado aos eleitores: é no mínimo estranho defender um sucessor da gestão tucana que vai seguir a mesma linha.

INCENTIVO

O governador Helder Barbalho assinou e encaminhou na segunda-feira ofício à Presidência da República reafirmando o pedido, feito dia 3 durante o lançamento nacional do Programa “Abrace o Marajó”, para que fossem isentos 3 tributos federais na região do arquipélago: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o financiamento da Seguridade Social (COFINS). Se dirigindo ao Presidente, Helder ressalta que a medida faz parte de uma ação estratégica, uma vez que “reverte o quadro de pobreza, violência e abandono que enfrentam”.

DISTANTE

Alunos da Faculdade Pitágoras dos municípios de Parauapebas, Paragominas e Marabá estão indignados com a decisão da instituição de iniciar o ano transformando 40% do conteúdo em Ensino à Distância. Embora a decisão esteja amparada por uma portaria do MEC divulgada no final do ano passado, a novidade atingiu até mesmo graduandos do 5º e 6º semestres, de cursos de Saúde, que não foram avisados com antecedência e nem receberam qualquer desconto na mensalidade. A denúncia foi feita ontem na Alepa pela deputada Heloísa Guimarães (DEM). O presidente da Comissão de Educação da casa, Alex Santiago (PR), garantiu que o tema será discutido hoje.

ALFINETADA

Já conhecido pelos seus discursos inflamados voltados ao próprio parlamento, o deputado estadual Lênio Sertão (PTB), autointitulado “Delegado Caveira”, subiu novamente à tribuna da Alepa durante a sessão de ontem para criticar os demais colegas por não abrirem mão de suas verbas de gabinete. Deu a entender que usam dinheiro público de forma irresponsável. Literalmente falou e saiu correndo depois de convidar os presentes para a mobilização do dia 15, em favor do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). “Mas é para ir só quem é de direita, a ‘esquerdalha’ não”, restringiu. Para não ouvir as respostas dos deputados, só voltou no fim da sessão.

LINHA DIRETA

O governador Helder Barbalho participa, na noite de hoje da solenidade de posse da nova diretoria, conselho fiscal e diretores regionais da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), biênio 2018/2020. O evento será realizado no espaço Dúnia City Hall, em Brasília. A nova composição da diretoria conta com o paraense Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares, que será o 1º vice-presidente.

A Sectet deu início no Dia Internacional da Mulher, a primeira etapa para a seleção das mulheres que receberão a Comenda Mulher Cientista (Comci) 2020. A homenagem incentiva a produção científica feminina no Pará. A escolha das homenageadas será feita em 2 etapas e abrangerá 2 categorias: Jovem Talento e Cientista Master.

O público ajudará na escolha, enviando nomes informando a pesquisa ou projeto de inovação realizado por elas. A sugestão será entregue a um Comitê de Avaliação, formado por mulheres representantes das Instituições de Ensino Superior do Pará que irá analisar as sugestões e eleger as cientistas. As propostas podem ser enviadas até o dia 25.

Depois da delegacia de Redenção criada ano passado, o Conselho Regional de Odontologia do Pará deve criar mais 3 delegacias regionais no segundo semestre: em Santarém e Castanhal. A meta é a implantação de 8 delegacias pelo interior do estado até o final de 2021.

O recém-criado “Sua Casa”, programa habitacional que amplia e substitui o Cheque Moradia, do Governo do Estado, ganhou ontem mais um público alvo. O deputado estadual Carlos Bordalo (PT) apresentou um projeto de lei para incluir vítimas de escalpelamento como beneficiários preferenciais.

Gestores municipais têm até o dia 15 para aderir ao Programa Município + Cidadão, do Ministério da Cidadania. Até o momento, 1.080 cidades brasileiras aderiram à iniciativa que tem o objetivo de valorizar ações que transformam comunidades através de políticas públicas integradas nas áreas da Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte.

As informações do estado estão na coluna Repórter Diário Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS