plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Fim do lockdown e convocação de concursados estão no RD de hoje; acompanhe!

Em reunião, ontem pela manhã, o governador Helder Barbalho recebeu representantes do setor produtivo e empresarial do Estado, discutindo providências de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus. Ficou definido que, a partir do dia 25, o decreto

Imagem ilustrativa da notícia Fim do lockdown e convocação de concursados estão no RD de hoje; acompanhe! camera Fique por dentro do que acontece no Estado no Repórter Diário | Reprodução

Em reunião, ontem pela manhã, o governador Helder Barbalho recebeu representantes do setor produtivo e empresarial do Estado, discutindo providências de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus. Ficou definido que, a partir do dia 25, o decreto que estabeleceu o lockdown não será renovado. Volta a vigorar o Decreto 609, que define regras sobre isolamento social. O governo já elaborou os protocolos de reabertura de 31 atividades. O setor produtivo terá até o dia 25 para encaminhar planos e sugestões a título de contribuição para o processo de retomada da economia.

RESPONSABILIDADE

O reinício de atividades será de forma escalonada e decrescente. Como o pico da pandemia ocorreu entre 20 de abril e início de maio, a conclusão é de que a curva de contágio está descendo. Empresários e produtores presentes ao encontro com o governador concordam que é preciso ter muito cuidado e responsabilidade para que não haja o risco de uma nova onda de contaminação. As autoridades de saúde explicam que os números da doença ainda parecem altos nos últimos dias porque refletem as atualizações do sistema pelas prefeituras do interior. Os dados estavam atrasados desde o começo da pandemia no Estado.

LAMBANÇA

Acostumada a ver o prefeito se desmentir a todo instante, a população nem estranhou a mais nova lambança do tucano. Em mensagem divulgada ontem à tarde, a Prefeitura de Belém esclarece que o documento intitulado “propostas da Secon de classificação das atividades econômicas por grau de risco” não é oficial. Em seguida, afirma que é apenas um plano elaborado pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), ainda sem deliberação. Ocorre que, pela manhã, o prefeito tucano fez live na internet dando o tal plano como quase sacramentado e prevendo até o fim do lockdwon.

CAMPEONATO

O Governador do Estado, Helder Barbalho recebeu ontem à noite dirigentes da Federação Paraense de Futebol (FPF) e representantes de Remo, Paysandu e Bragantino para discutir detalhes sobre a volta do Campeonato Paraense. Helder detalhou o mapa epidemiológico da covid-19 no Estado do Pará e garantiu que a retomada das atividades deve ocorrer de forma planejada e gradual, assim como foi feito no início da pandemia com a elaboração de protocolos de restrições de circulação de pessoas.

VISÃO

Organizado pelo prefeito Bill de Blasio, o evento virtual Visão Global reunirá em Nova York, hoje, representantes de alto escalão de vários governos para discutir ações contra o coronavírus. Pelo Brasil falará o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Jair Bolsonaro não foi convidado. Em 2019, o prefeito de NY liderou uma operação de veto à homenagem da Câmara de Comércio ao presidente do Brasil. Disse, na ocasião, que Bolsonaro não era bem-vindo na cidade e o acusou de ser “homofóbico com orgulho”.

MONITORAMENTO

O neurocientista Miguel Nicolelis e a equipe do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus desenvolveram o app Monitora Covid-19. O aplicativo monitora casos de covid para mapear o comportamento do vírus no país. Também traz informações sobre prevenção e, em alguns Estados, oferece acompanhamento de equipe de saúde. Se a pessoa estiver com sintomas, pode baixar o app. Se não estiver, vai preenchendo se algo mudar. Assim os cientistas conseguem informações tanto para fornecer aos governos que solicitam quanto para pesquisas.

LINHA DIRETA

O deputado Carlos Bordalo deu entrada de moção solicitando à Ceasa, Sespa e PM que garantam o cumprimento das recomendações feitas pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa para prevenção à covid-19 na central de abastecimento, principalmente quanto ao uso de máscaras.

As convocações dos candidatos aprovados no concurso nacional da Rede Ebserh serão iniciadas ainda neste primeiro semestre. O resultado final do concurso foi publicado no dia 29 de abril. Os editais com a classificação podem ser conferidos nos sites da Rede Ebserh e do Instituto IBFC.

Para unir instituições museológicas e promover atividades para todos os públicos, a Secult e o Sistema Integrado de Museus realizam a 18ª Semana Nacional de Museus. Com o tema “Museu é ideia, Museu em rede”, os conteúdos serão publicados nas plataformas da Secult, de 19 a 22 de maio.

A 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) já tem novas datas definidas. A primeira prova será em 22 de setembro e a segunda etapa acontecerá em 27 de março de 2021. Devido à pandemia de covid-19, a organização precisou alterar o calendário.

Com a alteração, a divulgação dos classificados para a 2ª fase será em 4 de novembro. A Olimpíada registrou recorde de municípios inscritos, 5.561, seis a mais do que em 2019, e alcança 99,84% das cidades brasileiras. Ao todo, 17.729.451 alunos de 51.932 escolas vão participar da competição.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias