Belém virou mesmo terra de ninguém. Não há respeito ao código de posturas e nem ao patrimônio histórico da cidade. O estranho caso da antiga fábrica da Phebo, no bairro do Reduto, junta-se ao descalabro geral. O proprietário do prédio iniciou a demolição no dia 9 de julho, sem que a Secretaria Municipal de Urbanismo tenha sido sequer informada a respeito. Depois que a fábrica foi ao chão, a Seurb lavrou o auto de infração e paralisou a obra por falta de licenciamento. O proprietário do imóvel até o momento não foi localizado.

BALBÚRDIA

A Seurb não sabe nem se a fábrica da Phebo é patrimônio histórico do município. A obra só foi embargada após mobilização de moradores da área, que denunciaram à Divisão de Fiscalização e Controle. O episódio confirma a indiferença do gestor tucano pelos bens culturais da cidade, pois bastaria verificar no departamento de patrimônio da PMB se o prédio se encaixa no perfil para tombamento ou não. A Phebo foi fundada em 1930 e, durante décadas, foi símbolo das fragrâncias naturais do Pará, com produtos elogiados em todo o Brasil.

TUCANOS

Enquanto o próprio deputado revela a intenção de dialogar com a direção nacional do PSDB, amigos e correligionários de Celso Sabino difundem a versão de que ele estaria sofrendo uma perseguição por parte da cúpula tucana. O argumento é que o partido vetou a indicação de Sabino para a liderança da Maioria na Câmara, mas permite que Roberto Rocha (PSDB-MA) exerça a liderança da Maioria no Congresso e que Izalci Lucas (PSDB-DF) seja o líder do governo no Senado. As atitudes denotam, segundo aliados, incoerência e discriminação em relação a Sabino.

REPÚDIO

A OAB-PA e a Subseção de Canaã dos Carajás manifestaram-se ontem para repudiar os ataques sofridos pela advogada Verônica Bezerra da Silva, que foi vítima de vídeo difamatório divulgado nas redes sociais. A Ordem repele “comentários desairosos e odientos, sem fundamento na conduta profissional e pessoal da referida advogada, e reitera que permanecerá se posicionando contra qualquer tipo de discurso de ódio e retrocesso na luta pela construção de uma sociedade livre, justa, solidária” e onde a mulher, seja advogada ou não, ocupe o seu lugar institucional de merecimento.

COBRANÇA

A Assembleia Legislativa vai encaminhar nos próximos dias moção de apelo ao ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para obter informações sobre o organograma de obras estruturantes relacionadas ao Estado, como portos, ferrovias, hidrovias, aeroportos e estradas. Em apoio a pronunciamento do senador Jader Barbalho (MDB), o deputado Raimundo Santos (Patriota) pede que o governo federal “garanta e priorize” o trecho compreendido entre Açailândia, no Maranhão, e Barcarena, no Pará, conforme previsto no planejamento original.

HOMENAGEM

Mais recente vítima do golpe do perfil falso na internet, o prefeito tucano fez ontem um alerta para que as pessoas denunciem e bloqueiem qualquer mensagem com pedidos encaminhados através do link fake. Apesar da seriedade do problema, as redes sociais não deixaram a história passar incólume. Teve até internauta lembrando que, enfim, alguém teve a ideia de “homenagear” Zenaldo à altura, mostrando que é um prefeito fake. Segundo a Prefeitura, a polícia já foi notificada a respeito do golpe.

LINHA DIRETA

A realização do Círio de Nazaré apenas virtualmente não abala o aquecido comércio de objetos, itens de presente e camisetas alusivas à maior festa religiosa do país. Através da internet, já é intensa a divulgação de produtos destinados aos devotos da santa padroeira dos paraenses.

A promulgação da Lei Maria da Penha é comemorada hoje, juntamente com o Dia Estadual de Combate ao Feminicidio. A Lei N°9.017, sancionada em março pelo governo do Estado, é um projeto do deputado Miro Sanova (PDT), aprovado pela Assembleia Legislativa.

Dados da Segup indicam a ocorrência de 39 casos de feminicídio no Estado em 2018 e uma diminuição de 40% em 2019. De acordo com a lei, o dia de hoje deve ser voltado para a realização de debates, seminários e palestras sobre o assunto, principalmente nas escolas públicas.

O retorno das sessões de julgamento do 2º grau do TJPA registrou um ineditismo: sob a presidência do desembargador Ricardo Nunes, ocorreu na terça-feira, 4, a primeira sessão via videoconferência da 2ª Turma de Direito Privado. As sessões presenciais estão suspensas desde março.

O porto de Beirute, onde ocorreu a grande explosão de anteontem, tem profundos laços afetivos e históricos com o Pará. Foi de lá que partiram, a partir de 1870, as primeiras famílias de imigrantes com destino ao Estado, onde fincaram raízes e permanecem até hoje através de seus descendentes.

O vereador Ademir (PSOL) propôs a concessão do título de Cidadã Abaetetubense à superintendente regional do Baixo Tocantins, delegada Renata Gurgel, em reconhecimento pelos serviços prestados, especialmente na atuação sobre casos de feminicídio, ocorridos recentemente.

Veja as notícias da coluna do Diário do Pará! Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS