plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Feriado terá bandeiraço monarquista em Belém; leia o RD!

A coluna traz ainda as notícias do Linha Direta que destaca a visita do vice-presidente Hamilton Mourão ao Pará na próxima semana

Imagem ilustrativa da notícia Feriado terá bandeiraço monarquista em Belém; leia o RD! camera Movimento se articula pelo Brasil após 132 anos que regime foi abolido | Reprodução/Twitter

A Associação Cultural Princesa Isabel e o Círculo Monárquico de Belém prometem fazer no dia 7 de Setembro um “bandeiraço da independência”, na frente do Theatro da Paz, 132 anos depois da extinção do regime no país. Segundo os organizadores, o ato marca a presença dos monarquistas nos atos referentes ao Dia da Independência. A ênfase será dada ao papel histórico de D. Leopoldina no processo de assinatura da declaração de independência do Brasil. O bandeiraço será pacífico e plural, com o objetivo declarado de unir monarquistas e simpatizantes da causa no Pará.

FINANÇAS

O governador Helder Barbalho parabenizou ontem, através das redes sociais, o deputado federal Celso Sabino na condição de relator pela aprovação do projeto de lei que altera as regras de cobrança de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. Helder destacou a inclusão do aumento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) para Estados mineradores, como o Pará. A atualização das regras beneficia os assalariados, estimula investimentos e faz girar a economia, favorecendo Estados com vocação minerária, destacou o governador.

FERROVIA

Para garantir segurança e custos mais baixos para o escoamento de matéria-prima, a Ferrovia do Pará vem merecendo toda atenção por parte do governo do Estado. Através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), foi solicitada licença prévia de 515 quilômetros para as obras da ferrovia. A rota inclui inicialmente 12 municípios do sul do Estado, mas alterações e reavaliações podem modificar o projeto original a partir das audiências públicas previstas durante o processo de licenciamento ambiental.

IMÓVEIS

Iniciativa da Sefin, o Recadastramento Imobiliário Incentivado pretende manter atualizados os dados cadastrais dos imóveis e, com isso, facilitar o desenvolvimento de políticas públicas. Os donos de imóveis podem atualizar os dados de propriedade e localização do imóvel com benefícios para pagamento do IPTU, optando entre o desconto adicional de 5% sobre o valor da cota única no exercício de 2022 ou no de 2023 (dependendo da data de adesão ao programa); ou o desconto de 90% sobre juros e multas de débitos de exercícios anteriores. O recadastramento vai até 31 de maio de 2022.

FENÔMENO

Bastiões de resistência às manifestações antidemocráticas programadas para 7 de Setembro, os promotores militares dos Estados fecham o cerco contra membros das PMs que ensaiam aderir aos protestos convocados pelo presidente Jair Bolsonaro. É um fenômeno inédito em tempos de democracia no Brasil. O posicionamento das promotorias foi respaldado na quarta-feira pela ministra Laurita Vaz, do STJ, que negou os pedidos de “salvo-conduto” a dois militares do Paraná que pretendiam descumprir os regimentos militares para comparecer aos atos.

ROTA

Peregrinos vão fazer um percurso de 25 quilômetros, domingo (5), entre a cidade de Bragança e a antiga Colônia Agrícola Benjamin Constant, onde foram assentados imigrantes espanhóis no final do século 19 e início do século 20. Denominada de “Rota dos Espanhois” a caminhada começa na frente da igreja de S. Benedito e termina no local onde existia a última estação da extinta Estrada de Ferro de Bragança. O percurso cruza com trechos das rodovias BR-308 e PA-108 e passa por sítios onde, no passado, existiram engenhos de cana de açúcar.

LINHA DIRETA

O governador Helder Barbalho (MDB) receberá na próxima quarta-feira, 8, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Será oferecido a ele um jantar de boas-vindas. Mourão cumprirá agenda na capital e interior do Pará. Já no dia 10, sexta-feira, Helder terá um encontro com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que estará na capital participando de uma reunião partidária.

Com as fronteiras de Portugal reabertas a brasileiros, a TAP confirmou a retomada de voos entre Belém e Lisboa a partir do dia 31 de outubro sempre às quintas e domingos, com chegada das aeronaves à capital paraense às 22h e decolagens rumo ao país europeu às 23h30.

Um grupo de usuários invadiu a primeira assembleia geral ordinária virtual do Sindicato de Jornalistas do Pará na noite de quarta, 1º, e disparou ofensas machistas e racistas aos participantes. Por questões de segurança, a sessão foi interrompida por alguns minutos.

Foi sancionada a lei que determina o 5 de setembro também como o Dia Estadual da Música Gospel, em alusão à data em que foi aprovada uma legislação, de 2016, declarando a manifestação como bem de natureza imaterial e integrante do patrimônio cultural paraense.

O e-book Cozinha da Maré, que reúne 24 receitas de mulheres marisqueiras do Pará como parte do projeto Mães do Mangue, será lançado neste domingo, 5, como celebração do Dia da Amazônia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias