plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CONTEÚDO DE MARCA

Loja colaborativa da FAC no Arraial de Nazaré é sucesso

Trabalhos de 80 artesãos estão expostos até o próximo dia 12, no espaço do antigo arraial da quadra mariana

Imagem ilustrativa da notícia Loja colaborativa da FAC no Arraial de Nazaré é sucesso camera Divulgação/FAC

As mais variadas tipologias do artesanato paraense também podem ser encontradas na Loja Colaborativa da Feira de Artesanato do Círio – FAC do Arraial de Nazaré, um dos pontos do evento em Belém. Em 50 metros quadrados, a loja oferece trabalhos de 80 artesãos, de 16 segmentos, como miriti, argila, bijuterias temáticas, trabalhos em tecidos, confecções, balatas, entre outros.

O espaço é o resultado de uma parceria do Sebrae no Pará com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Para a diretora executiva do Igama e Espaço São José Liberto, Rosa Neves, a FAC é uma oportunidade para o incremento e fortalecimento dos pequenos negócios no estado entre os empreendedores criativos. “A Feira é oportuna por ser um instrumento concreto da viabilidade de negócios dentro do calendário do nosso estado”, destaca Rosa, ao ressaltar que o acesso a mercado precisa estar alinhado a esse calendário.

“É uma maneira de descentralizar o nosso trabalho com essa maravilha de loja colaborativa, abrindo mercado para os artesãos e oferecendo ao visitante a síntese do artesanato nessa época tão linda da cultura paraense”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

Visitando a cidade, a arquiteta Jurema Rodrigues se encantou com conjunto de servir feito de argila. “Isso é maravilhoso e vou levar pra presentear minha mãe”, disse a arquiteta, que é do estado do Tocantins.

Na parceria com o Sebrae, o Igama é o responsável pela gestão da loja do arraial e também trouxe para o evento empreendedores que fazem parte do Espaço São José Liberto. O Instituto atende a 44 municípios paraenses, e levou para o espaço produtos de municípios que vão além da Região Metropolitana de Belém, como Castanhal, São Francisco do Pará, Bragança, entre outros.

Loja colaborativa da FAC no Arraial de Nazaré é sucesso
📷 |Divulgação/FAC

Feira de Artesanato do Círio

A 9ª edição da Feira de Artesanato do Círio, que ocorre no Arraial de Nazaré e no Parque Porto Futuro, segue até o próximo dia 12, aberta ao público das 10h às 22h.

Os tradicionais brinquedos de miriti, objetos decorativos e utilitários de várias tipologias, como cerâmica, balata e fibras, e diversas artes manuais inspiradas na temática do Círio de Nazaré estão em exposição para comercialização no evento, produção de artesãos de Belém e do interior do estado.

No Porto Futuro, a FAC é no formato tradicional de feira, com 60 estandes, montados em uma área de 1.735 metros quadrados no estacionamento do parque. No local, são cerca de 20 mil peças, de 52 artesãos de Abaetetuba, Belém, Bragança, Capanema, Castanhal, Soure, Salvaterra e Sanatrém. O público conta, ainda, com uma praça de alimentação no espaço.

A expectativa da coordenação da FAC é atrair 40 mil visitantes nos oito dias de evento, gerando algo em torno de R$ 300 mil em negócios aos artesãos só no período de sua realização.

A Feira de Artesanato do Círio faz parte de um trabalho voltado ao artesanato realizado pelo Sebrae desde 1989 no período da festividade do Círio de Nazaré. O evento tem como objetivo o incentivo à cultura e a promoção do trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.

A FAC é resultado da fusão, há nove anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.

A Feira de Artesanato do Círio 2021 conta com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Sedeme e Igama.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Comercial

Leia mais notícias de Comercial. Clique aqui!

Últimas Notícias