plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
CONTEÚDO DE MARCA

Crianças aprendem culinária amazônica no Oncológico Infantil

Hospital gerenciado pela Pró-Saúde também vai estimular crianças e adolescentes a produzir um livro de receitas.

Imagem ilustrativa da notícia Crianças aprendem culinária amazônica no Oncológico Infantil camera Crianças aprendem culinária amazônica no Oncológico Infantil. O projeto estimula a curiosidade e criatividade dos alunos. | Reprodução

Crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, aprenderam sobre as principais iguarias de região amazônica.

A atividade marcou a primeira etapa do projeto Curumim Chef da Amazônia, ocorrido na quinta-feira, dia 26, na Classe Hospitalar Professor Roberto França — um espaço interno do hospital onde são promovidas aulas para crianças e adolescentes internados para tratamento oncológico.

Os alunos conheceram ingredientes muito utilizados na gastronomia amazônica como tucupi, macaxeira, farinha de tapioca, jambu, açaí, palmito, alfavaca entre outros.

O projeto estimula a curiosidade e criatividade dos alunos, principalmente, sobre as especificidades da culinária regional amazônica, assim como a elaboração de receitas gastronômicas próprias.

O projeto, composto por quatro etapas, terá como produto final a elaboração de um livro de receitas, confeccionado pelos próprios estudantes. O livro vai apresentar 16 receitas selecionadas pelos alunos que são adequadas às características das dietas que eles seguem.

A expectativa é que o livro, feito a partir de papel reciclado, seja lançado no final do segundo semestre deste ano.

Lucas Daniel Carvalho, de 14 anos, natural de Marabá, cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental e, atualmente, está morando em Belém para fazer tratamento contra uma leucemia.

Ele participou pela primeira vez deste tipo de atividade e falou à turma sobre dois itens muito utilizados na culinária regional: a erva alfavaca e o fruto bacuri.

“Achei interessante esta atividade porque abriu a minha mente para novos conhecimentos da culinária da Amazônia” ele disse. “Aprendi que a dieta é rica em antioxidante e que restringe o crescimento de células cancerígenas”, acrescentou Lucas, demonstrando bastante segurança no conteúdo estudado.

A professora-referência da Classe Hospitalar, Ana Elvira Santos, avaliou o impacto inicial da atividade de cunho sociocultural como sendo positivo para os estudantes.

“Este projeto beneficia nossos alunos, pois dialoga sobre aspectos relacionados à gastronomia amazônica de modo que os estimula à pesquisa e criação de receitas para interagir no seu meio familiar”, pontuou Ana Elvira.

Já a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Oncológico Infantil, Natacha Cardoso, considerou que uma das maneiras mais efetivas de diversificar e estimular o desenvolvimento de crianças no processo pedagógico é por meio de atividades que fogem ao padrão tradicional de ensino.

“O projeto permitiu aos alunos vivências em ambientes diferentes, como a cozinha, onde é possível aprender novos conteúdos, por exemplo, como a origem dos alimentos”, observou a coordenadora.

Pertencente ao Governo do Pará, o Hospital Oncológico Infantil é gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores gestoras hospitalares do Brasil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Comercial

Leia mais notícias de Comercial. Clique aqui!

Últimas Notícias