plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CONTEÚDO DE MARCA

A estação de verão requer cuidado redobrado com os olhos

Especialista alerta para os cuidados necessários nessa época, direcionados para ações do dia a dia que parecem inofensivas

Imagem ilustrativa da notícia A estação de verão requer cuidado redobrado com os olhos camera Freepik

O famoso verão amazônico é uma das marcas das tradicionais férias escolares na região norte pelo clima ensolarado e sem muitas chuvas, mas o clima nesse período levanta a atenção para um cuidado redobrado com um dos órgãos mais complexos: os olhos.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por intermédio dos olhos. Logo, o ditado popular 'todo cuidado é pouco' é o alerta que precisamos para direcionar nossa atenção durante a estação para eles, já que a mudança de clima é favorável para o aparecimento de problemas tanto nos olhos, quanto na vista, que diferem das doenças oculares registradas regularmente como conjuntivite bacteriana e viral, tracoma, catarata e glaucoma.

O Oftalmologista do Sistema Hapvida, Breno Barth, explica sobre os cuidados redobrados que devemos ter durante o verão e dá dicas do que fazer para promover a saúde ocular, direcionadas tanto para crianças como para adultos. "O principal cuidado é que nessa época de verão muitas vezes se tem aglomeração de pessoas, então é muito comum as conjuntivites virais. O ideal então é lavar as mãos, evitar passar as mãos sujas nos olhos, ter cuidado com o protetor solar e também usar óculos de sol", orienta.

O médico ainda reforça que o óculos de sol, acessório indispensável nessa época, é importante na questão da proteção ultravioleta, mas devemos ficar atentos se possui os requisitos básicos para se tornar um aliado. "Muitas vezes esse óculos não têm proteção ultravioleta, então como a lente é escura, a pupila dilata e entra mais raios solares que podem queimar a retina. Por isso, quando o paciente usa um óculos de má qualidade, sem proteção ultravioleta, o risco de dano à retina é bem maior. Eu prefiro até que entre o paciente estar com o óculos sem proteção ultravioleta e ficar sem o óculos, ele fique sem eles. Porque sem, ele vai fechar mais o olho, colocar a mão na frente da testa para proteger os olhos dessa radiação e consequentemente vai promover uma miose (a pupila fica pequena, fechada), vai entrar menos raios com radiação ultravioleta nessa retina, nesse olho", explica.

O oftalmologia Breno Barth
📷 O oftalmologia Breno Barth |Divulgação

Como essa estação é sinônimo de muito calor, os clubes são uma boa escolha de fuga para se refrescar. Logo, as águas dessas piscinas possuem cloro para ajudar a manter a qualidade, mas ainda assim as pessoas que usam lente de contato devem ter cuidado redobrado para evitar infecções com acanthamoeba, um protozoário presente em água doce e terra úmida, que pode estar presente nessa água da piscina e penetrar no olho, gerando úlceras. Um alerta que fica também para quem gosta de abrir os olhos debaixo da água, pois podem acabar ficando com aqueles olhos vermelhos e irritados, causando conjuntivites alérgicas.

O uso de soro fisiológico pode ajudar a tratar esses olhos irritados, mas como toda boa prevenção, a procura por um especialista não deve ser ignorada, principalmente, caso perceba que os cuidados básicos não estão sendo suficientes. Como é uma época em que os olhos ficam mais secos por conta do vento e do sol, o oftalmologista pode prescrever o uso de bons colírios, lubrificantes ou antialérgicos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Comercial

Leia mais notícias de Comercial. Clique aqui!

Últimas Notícias