plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
BENEFICENTE PORTUGUESA

Dicas: férias saudáveis começam na alimentação e hidratação

Nutricionista traz dicas do que pode e o que deve ser evitado para garantir que os dias de folga seja de diversão com atenção especial às crianças, aos idosos e como evitar a ressaca

Imagem ilustrativa da notícia Dicas: férias saudáveis começam na alimentação e hidratação camera Beber água constantemente no período de calor intenso evita os males da desidratação | Arquivo

Férias são momentos de brincar, descontrair e conhecer lugares novos, onde tomar cuidado com a saúde deve também ser primordial. Afinal, não é um problema, que pode ser evitado, que vai estragar tudo, não é mesmo?

E a principal forma de evitar uma intoxicação alimentar, o stress de uma ressaca e a desidratação está em seguir algumas regras básicas como as que a nutricionista clínica Daniela Lemos Pontes, do Complexo Hospitalar Beneficente Portuguesa, tem. A profissional ressalta que fugir da rotina e cair nas tentações podem antecipar o fim do período de folgas, ela também mostra que há outros caminhos bem mais recomendados.

"Os erros mais comuns são fugir da rotina alimentar e dar preferência a alimentos mais calóricos, mais ricos em açúcares e bebidas alcoólicas e esquecer da hidratação adequada. É importante dar prioridade para os alimentos que contém mais água e refrescantes, como muitas frutas, verduras e legumes a exemplo de Alface, couve, frutas cítricas como abacaxi, laranja e limão além de melancia e melão que são frutas essenciais para auxiliar na hidratação. A água de coco é uma ótima pedida".

Frutas combinam alimentação e hidratação ao mesmo tempo
📷 Frutas combinam alimentação e hidratação ao mesmo tempo |Arquivo
Água de coco é sempre uma boa pedida em qualquer época do ano
📷 Água de coco é sempre uma boa pedida em qualquer época do ano |Arquivo

O que você precisa saber sobre cirurgia bariátrica

SEGUINDO À RISCA

Os primeiros dias das férias escolares e do verão amazônico já foram bem aproveitados pela família da vendedora Jaciellem Lima, que esteve em Salinas, no nordeste paraense, com a filha, o marido e o enteado. Em conversa com a reportagem afirmou que essa é uma das principais preocupações quando costuma ir à praia.

"Eu me preocupei muito sobre isso mesmo, não comer muita besteira na praia, que aparecia muito: coxinha, lanches de beira de praia eu não comia mesmo. Sempre eu levava de casa para os meninos, fruta, suco, mas comprar essas coisas não comprava não. Sobre a hidratação, a gente tomava muita água de coco, porque ali é a terra do coco, pegávamos em abundância todos os dias", detalhou a veranista que já se prepara para repetir a dose na ilha de Mosqueiro nos próximos dias.

Família reunida espera a pizza, mas sem esquecer da alimentação saudável principalmente na beira da praia
📷 Família reunida espera a pizza, mas sem esquecer da alimentação saudável principalmente na beira da praia |( Reprodução Facebook )

CUIDADOS COM A SAÚDE DAS CRIANÇAS E DOS IDOSOS

E a preocupação de Jaciellem tem razão de ser, até porque estava com duas crianças, público, que assim como os idosos, deve ter a atenção redobrada, como explica a nutricionista.

"Crianças e idosos têm naturalmente mais probabilidade de se desidratar e é por isso que a atenção deve ser redobrada na quantidade de água ofertada ao longo do dia. Assim como a alimentação deve ser de 3 em 3 horas , dando preferência a sucos frutas e muitos legumes".

É POSSÍVEL EVITAR A RESSACA

Para quem não dispensa um bom copo, que não seja só de água ou suco na beira da praia, os problemas costumam vir com força no dia seguinte: enxaqueca, enjoos e tonturas são alguns dos sintomas da tradicional ressaca, resultado do consumo exagerado de álcool. As dicas da nutricionista Daniela Lemos Pontes são direcionadas para o que deve ser ingerido na hora do consumo da bebida e no dia posterior.

"Uma dica para evitar a ressaca é associar 1 copo de água mineral para cada copo de drink consumido. E no outro dia abusar de uma alimentação rica em vegetais e frutas", afirma indicando ainda que se deve ter cuidado também com a procedência dos alimentos ofertados nas praias.

"A segurança alimentar é essencial para curtir as férias até o fim sem nenhum transtorno".

Daniela Lemos Pontes é nutricionista clínica e atua no Complexo Hospitalar Beneficente Portuguesa em Belém
📷 Daniela Lemos Pontes é nutricionista clínica e atua no Complexo Hospitalar Beneficente Portuguesa em Belém |Divulgação

BENEFICENTE PORTUGUESA

Quer ficar por dentro do que o Complexo Hospitalar Beneficente Portuguesa oferece? Veja mais!

SERVIÇO:

Complexo Hospitalar da Beneficente Portuguesa

Central de Agendamentos: (91) 3215-4444

Unidade Hospital São João de Deus

Rua Boaventura da Silva, 895

Unidade Hospital D. Luiz I

Av. Generalíssimo Deodoro, 868

Redes Sociais: @beneficenteportuguesa

Site: www.beneficenteportuguesa.com.br

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Comercial

Leia mais notícias de Comercial. Clique aqui!

Últimas Notícias