Com o objetivo de levar oportunidades de capacitação profissional para municípios distantes dos grandes centros urbanos, o Senac Pará tem mobilizado diversas ações para ampliar sua oferta de cursos no interior do estado. Uma das iniciativas é o projeto Senac no Marajó que, por meio de parcerias, está levando cursos e workshops gratuitos a municípios do arquipélago, a exemplo de Salvaterra, Ponta de Pedras, Breves, Soure e Cachoeira do Arari, com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento de competências profissionais para a geração de renda e inserção de pessoas no mercado de trabalho. O público-alvo do projeto é de mulheres chefes de família e pessoas em vulnerabilidade social.
Neste mês de agosto o curso “Corte Masculino com Máquina” foi realizado em Salvaterra. E Ponta de Pedras recebeu o curso “Elaboração de Drinques e Coquetéis” e workshops complementares sobre organização de estoque, atendimento ao cliente, etiqueta ao servir e Mise em Place. Em Soure o curso foi de “Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios” e workshop “Cobertura Total de Cabelos Brancos.
Já Cachoeira do Arari e Breves recebem em setembro cursos gratuitos das áreas de Beleza e Serviços de Restaurante, respectivamente.
Nos próximos dois meses a previsão é de capacitar mais de 90 pessoas dentro do projeto Senac no Marajó, que se baseia em um importante trabalho de mapeamento das necessidades de qualificação local, em articulação com órgãos de assistência social. De acordo com Cláudia Vasconcelos, Diretora de Educação Profissional do Senac Pará, em atuações como estas a Instituição mobiliza recursos, estrutura e equipes para expandir o alcance de sua missão. “Ações assim fomentam o desenvolvimento do setor do Comércio e da comunidade local e representam a democratização do acesso à formação inicial e continuada para o trabalho”, pontua a gestora.
Outras regiões – As estratégias para maior interiorização das ações educacionais também se desdobram nas demais regiões do estado. Em Tailândia a parceria do Senac com o Sindicato do Comércio da Região Centro Leste do Pará (SINCOCELESPA) existe desde 2020 e este ano já possibilitou os cursos de Alongamento de Cílios e Automaquiagem, em julho. Para outubro há mais turmas previstas. Outro exemplo são as ações em São Félix do Xingu, onde o Núcleo de Educação Profissional do Senac em Redenção (Senac NEP Redenção) conta com a parceria da Associação Comercial, Empresarial Industrial e Agropastoril de São Felix Do Xingu (ACEIASFEX), que sedia este mês o curso “Estratégias em Vendas”, para trabalhadores do comércio local.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar