plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
UNIÃO

Pandemia deixou legado importante com voluntariado online

Uma das maiores entidade filantrópicas do País, Pró-Saúde avalia atividade voluntária em razão do Dia Nacional do Voluntariado.

Imagem ilustrativa da notícia Pandemia deixou legado importante com voluntariado online camera Paciente recebe acolhimento de doula voluntária no Hospital Materno-Infantil de Barcarena. | Divulgação

No momento em que a atividade voluntária reativa ações presenciais, o legado da pandemia deixou um impacto transformador para inúmeras instituições brasileiras.

“Todos nós tivemos que nos reinventar para manter a atuação — e união — dos voluntários durante os dois anos de confinamento por causa da covid-19”, resume Rene Padovani, coordenador de Filantropia da Pró-Saúde, uma das maiores gestoras hospitalares do país.

A entidade, que gerencia mais de 20 hospitais nas cinco regiões brasileiras, possui um grupo atuante composto por aproximadamente 200 voluntários. Trata-se de pessoas que dedicam parte de seu tempo em benefício de pacientes em reabilitação.

“Foi um momento em que muitas pessoas queriam ajudar e muitas outras precisavam de ajuda. Como tínhamos que ficar em casa, criamos ações para exercer o voluntariado online”, contou Rene.

Assim, a entidade filantrópica conseguiu adaptar algumas atividades presenciais para o ambiente virtual, criando condições para que as pessoas pudessem exercer o voluntariado nos hospitais sem sair de suas casas.

Por videochamada, foram promovidas ações nas brinquedotecas, oficinas de contação de histórias, ações musicais e de cuidados com a beleza, visita religiosa entre outras atividades.

Dois dos quatro encontros anuais de líderes do voluntariado que a Pró-Saúde promove também foram realizados por videoconferência — em 2020 e 2021.

“O aprendizado foi que a solidariedade sempre encontra um caminho para acontecer”, avaliou Regina Victorino, superintendente corporativa de Filantropia da Pró-Saúde.

“Se a gente tinha que ficar em confinamento por causa da covid, essa condição não impediu que o exercício do voluntariado. Esse foi um legado importante”, acrescentou.

A reflexão compartilhada por Regina acontece em razão do Dia Nacional do Voluntariado que, neste domingo 28, tem a data lembrada em todo o país.

“Alguns estudos mostram que quase 60 milhões de brasileiros já atuaram em alguma ação voluntária. Desse total, 12% são engajados regularmente”, disse ela.

Esse potencial, aliado à causa da saúde, de acordo com Regina, contribuíram para a criação e consolidação do programa de voluntariado da Pró-Saúde.

“Temos um manual com todas as orientações, amparados na legislação, que busca garantir a plenitude do exercício da solidariedade, entre as pessoas que se dispõe a dedicar parte de seu tempo a quem está em reabilitação nos hospitais que gerenciamos. É um trabalho que engaja e que transforma”, afirmou.

Apoio físico e psicológico para gestantes

Entre as iniciativas desempenhadas nas unidades gerenciadas pela Pró-Saúde, está o projeto Doulas Voluntárias, realizado presencialmente no Hospital Materno Infantil de Barcarena, unidade referência para gestantes de alto risco no Pará.

Doulas são pessoas que têm o papel de oferecer apoio físico, psicológico e conforto emocional para gestantes durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto.

“Ser voluntária é trabalhar pelo bem do próximo por amor. Criamos um vínculo tão forte de afeto e carinho, que o sentimento é como se fôssemos familiares das pacientes”, destacou a estudante de Enfermagem Izabela Sena, doula-voluntária no hospital.

“Contribuímos para autoestima das pessoas e em troca, ganhamos sorrisos e gratidão”, acrescentou.

Como ser voluntário na Pró-Saúde?

As ações de voluntários nas unidades gerenciadas pela Pró-Saúde seguem o Manual do Voluntariado da instituição. Aos interessados em fazer parte do time de voluntários, bastam preencher o formulário (clique aqui).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Comercial

Leia mais notícias de Comercial. Clique aqui!

Últimas Notícias