plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
RECONHECIMENTO

Câmara Municipal de Belém recebe Selo Ouro de transparência

Programa foi realizado pela primeira vez no Brasil e já reconheceu o trabalho da CMB como a mais transparente com o Selo Ouro

Imagem ilustrativa da notícia Câmara Municipal de Belém recebe Selo Ouro de transparência camera Plenário da Câmara Municipal de Belém onde são discutidos os trabalhos que impactam diretamente no cotidiano da cidade | Divulgação/CMB

Neste mês de novembro foi realizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, onde foi apresentado o nível de transparência de órgãos públicos de todo Brasil. Com base nesta pesquisa o estado do Pará ficou em primeiro lugar, recebendo a premiação diamante em transparência pública.

Neste cenário, a Câmara Municipal de Belém, de acordo com os estudos do Programa Nacional de Transparência Pública, atingiu o percentual de 94,02 no âmbito da transparência pública e lisura de seus atos administrativos, resultando no Selo Ouro de transparência do programa. Vale ressaltar que foi na gestão do presidente Zeca Pirão que a Casa irá receber esta importante premiação pela primeira vez.

Segundo o presidente Zeca Pirão a premiação é inédita para o Estado, especialmente, para o Poder Legislativo do município de Belém. Ela confirma o comprometimento da Casa com a transparência de sua administração. “Gostaria de parabenizar todos os vereadores, diretores e funcionários da Câmara que contribuíram com trabalho e dedicação para que recebêssemos o Selo Ouro de transparência pública”, pontuou o presidente.

Presidente Zeca Pirão parabeniza corpo de servidores da Câmara e o reconhecimento ocorrido durante a gestão dele
📷 Presidente Zeca Pirão parabeniza corpo de servidores da Câmara e o reconhecimento ocorrido durante a gestão dele |Divulgação/CMB

O Programa Nacional de Transparência Pública é organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e possui o objetivo de analisar o nível de transparência ativa dos portais públicos baseado na Lei de Acesso a Informação (nº12.527, de 18 de novembro de 2011), na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº101, de 4 de maio de 2000) e na Lei das Ouvidorias.

Inédito no Brasil. Essa é a primeira vez que foi realizado e analisou a questão da transparência de todas as prefeituras e câmaras municipais do Brasil, além, dos Tribunais de Contas dos Municípios. É direito de todo cidadão a transparência na administração pública que possibilite a fiscalização, o controle e a participação popular. À sociedade é garantida o acesso às informações, como por exemplo, ter conhecimento como o dinheiro público é gasto.

De acordo com a Diretora Geral da CMB, Chamsi Brunini, além da avaliação do TCM-PA, que ocorre três vezes por ano, a partir de 2022, também, será realizada a análise nacional de todas as câmaras municipais do Brasil afim de verificar o nível de transparência pública delas.

“É a primeira vez que acontece esse tipo de avaliação nacional do Portal da Transparência e é de grande relevância essa premiação para a CMB, pois reconhece a transparência e a lisura de todos os atos administrativos realizados durante a gestão do presidente da Câmara Municipal de Belém, Zeca Pirão. Nós tivemos uma nota excelente, 94,02% em nível de transparência pública, o que nos deu o Selo Ouro. Foi um resultado espetacular, isso é extremamente positivo”, destacou a diretora.

Fachada da sede da Câmara Municipal de Belém
📷 Fachada da sede da Câmara Municipal de Belém |Divulgação/CMB
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Comercial

Leia mais notícias de Comercial. Clique aqui!

Últimas Notícias