O Sebrae (Serviço de Brasileiro Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realiza a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) entre os dias 22 e 26 de maio. Essa é a 14ª edição do principal evento de empreendedorismo e negócios para o MEI, com programação simultânea e gratuita, online e presencial, em todo o Brasil. Aqui no Pará, haverá eventos em 71 municípios. 

“O nosso objetivo é, realmente, promover e disseminar conhecimento e gerar negócios para essa figura jurídica que é tão importante, que se tornou a maior porta de entrada do empreendedorismo do Brasil. Será um grande movimento em apoio ao MEI. Só no Pará, serão cerca de 300 eventos de capacitação”, declarou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

Carlos Borges, diretor-superintendente do Sebrae explica a Semana do MEI
📷 Carlos Borges, diretor-superintendente do Sebrae explica a Semana do MEI |Carlos Borges

Em Belém, a programação será no Centur (Centro Cultural e Turístico do Pará) e vai reunir 63 eventos de capacitação.

“Também haverá espaços para atendimento; Feira de Negócios, com produtos de microempreendedores individuais, como cerâmica customizada, óleos essenciais, pães artesanais, serviços de ecoturismo, sucos sem lactose, comidas regionais e produtos para os pés; Arena ‘Histórias que Inspiram’, onde serão contados 20 casos de Sucesso de MEI ao longo da semana; e Live Shopping, para promover os produtos de microempreendedores individuais”, informou Rubens Magno.  

Segundo o diretor, aqui em Belém os atendimentos e capacitações ocorrerão das 8h às 18h e a Feira de Negócios das 10h às 18h. 

Vantagens de ser MEI

O Pará possui mais de 300 mil microempreendedores registrados. Em Belém, são 100 mil, garantindo muitas vantagens para milhares de trabalhadores. 

“A primeira delas é sair da informalidade, o que abre muitas oportunidades para os negócios e para a pessoa que se formaliza, pois passa a ter direitos previdenciários, como auxílio-maternidade, doença e salário-maternidade, chances de acessar crédito, ente outros benefícios”, ressaltou Rubens. 

Empreendedor espera bons negócios 

 Odilberto Santana Furtado, de 45 anos, que é dono de uma sorveteria com sabores e características da Amazônia espera confiantes em bons resultados para o empreendimento com a Semana. Ele será um dos expositores da Feira de Negócios, montada no Centur.

Segundo o empresário, a ideia de criar o próprio negócio surgiu após ele sair do antigo trabalho e precisar de uma nova fonte de renda.

“Em 2010, iniciamos apenas com nossa loja de varejo, onde servimos o tradicional sorvete na casquinha, milk-shake e as taças. O negócio e o produto foram tão bem aceito que no decorrer de nossas atividades vários outros empreendedores vieram em busca de nossos sorvetes para seus bairros. Logo, em 2011, houve a necessidade de buscar parceria com o Sebrae, para obter conhecimento e apoio, em cursos e consultorias oferecidos, além de participação em eventos, como esse da Semana do MEI”, lembra o empreendedor.

Odilberto contou que as expectativas do evento estão altas, já que durante a Semana do MEI o seu empreendimento lançará novos produtos. Além disso, o empreendedor vê a iniciativa como uma grande oportunidade de fazer negócios

Odilberto ao lado de Sandra Lopes, consultora do Sebrae que o acompanha nos projetos
📷 Odilberto ao lado de Sandra Lopes, consultora do Sebrae que o acompanha nos projetos |Divulgação

.

“Vamos fazer o lançamento na feira de novos produtos, como os picolés de frutas regionais e os picolés com cobertura de chocolate crocante”, adiantou. 

“A expectativa para Semana do MEI é primeiro obter mais conhecimento, experiência e alcançar novos empreendedores com sede e desejo de empreender. E oferecer a oportunidade de fechar um bom negócio com nossa empresa”, declarou.

O que é MEI?

A figura do microempreendedor individual foi criada em 2008, com a Lei nº128, buscando formalizar trabalhadores brasileiros que, até então, desempenhavam diversas atividades sem nenhum amparo legal ou segurança jurídica. A lei entrou em vigor em 2009. 

Para se formalizar como ME é preciso trabalha sozinho ou com até um empregado, não pode ultrapassar R$ 81 mil de faturamento ao ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular, entre outras características. São mais de 400 atividades econômicas que podem desenvolver. 

A tributação para o MEI  é simplificada, com recolhimento único ao mês, não ultrapassando R$ 6 reais, entre ICMS e ISS, e 5%  do Salário-mínimo para a previdência.  

Serviço

Semana do MEI 2023

Data: 22 a 26 de maio. 

Local: Em todo o Pará. Em Belém, no Centur (Centro Cultural e Turístico do Pará). 

Hora: Atendimentos e capacitações - 8h às 18h

          Feira de Negócios, no Centur - 10h às 18h

Confira toda a programação em www.sebrae.com.br/para.  

A programação gratuita ocorre entre os dias 22 e 26 deste mês Foto: Carlos Borges

MAIS ACESSADAS