A realização periódica do Censo demográfico é essencial para a formulação de políticas públicas e para definir com o máximo de exatidão possível o perfil de todas as camadas sociais no Brasil. Trata-se da mais ampla e completa pesquisa realizada no país sobre a realidade da população em território nacional.

Aproximadamente 78 milhões de residências brasileiras devem receber, a partir do dia 1º de agosto, a visita de um agente recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para tanto, o órgão precisou realizar um concurso no início do ano com mais de 206 mil vagas em todo país, sendo 183.021 apenas para o cargo de recenseador. No entanto, após a primeira chamada, 48. 535 vagas não foram preenchidas.

Leia também:

Seap abre 300 vagas para agentes; salários são de R$ 4,5 mil

Detran abre PSS para vagas com salários de 1.455,44

Por isso, um edital complementar foi publicado nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial da União. Segundo o documento, as vagas ofertadas são para o cargo de recenseador de nível fundamental, em localidades que não tiveram aprovados em número suficiente. 

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever no período entre 9 e 15 de junho, mediante o preenchimento do formulário, que será disponibilizado no site do IBGE. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. O candidato deverá enviar o documento preenchido para o e-mail da unidade que abrange a localidade da vaga de interesse (anexo I do edital).

No formulário, o candidato deverá anexar as cópias da sua documentação (identidade e titulação acadêmica). A avaliação de títulos terá apenas caráter classificatório. O resultado final e os locais em das vagas serão divulgados posteriormente.

Remuneração

Para recenseador, a remuneração será por produção, calculada por setor censitário, por unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A jornada mínima de trabalho é de 25 horas, além da participação integral e obrigatória no treinamento. Já os agentes irão atuar 40 horas semanais, oito horas por dia, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

Além disso, os aprovados contarão com auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais. O contrato inicial será de três meses, cabendo prorrogação.

Realizado a cada 10 anos, o Censo é a maior pesquisa feita pelo IBGE. Foto: (Foto: Divulgação IBGE)

MAIS ACESSADAS