O concurso público para 1.000 vagas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve ter edital publicado até 13 de dezembro, mas especialistas recomendam que interessados não o esperem para iniciar os estudos.

“Qualquer quantidade de estudos que o candidato acumular antes da publicação do edital será vantagem”, afirma o professor Fernando Mesquita, especialista em técnicas de aprendizagem no Gran Cursos Online.

Concursos para o INSS costumam ser amplamente disputados: a seleção anterior, realizada em 2015, contou com mais de um milhão de inscritos para 950 vagas.

“O concurso do INSS será muito concorrido, e a preparação com antecedência é fundamental. Hoje, especialmente para provas assim, não basta o candidato aguardar o edital ser publicado para começar a preparação”, opina Mesquita.

Mesquita recomenda ao candidato iniciante que alterne estas disciplinas durante o dia. “Resolver questões todos os dias, revisar os pontos mais importantes e manter a constância nos estudos será um diferencial.”

O professor afirma que cerca de 60% da prova anterior foi relativa a direito previdenciário, motivo pelo qual recomenda que ao menos metade do tempo de estudos seja dedicado à disciplina.

“Sessões de estudo curtas, de 25 a 50 minutos, ajudam no aprendizado.” Para conteúdos como raciocínio lógico e informática, que têm muitos detalhes, ele diz que o tempo pode ser menor, de 15 a 25 minutos.

Fernanda Helene, advogada especialista em direito previdenciário e professora no AlfaCon, recomenda estudar todas as matérias e repetir as que costumam ter maior quantidade de questões. “No último edital foram 15 questões de língua portuguesa; seguridade social, 70 questões.”

INSS - Previdência Social Foto: Irene Almeida / Diário do Pará

MAIS ACESSADAS