plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRABALHO

Concursos elevam busca por preparação

Já são 8.360 vagas abertas somente em 2023 em dezenas de órgãos da União, sem contar os certames anunciados pelo Estado, para a alegria de concurseiros, que estão procurando mais pelos cursinhos

Imagem ilustrativa da notícia Concursos elevam busca por preparação camera Momento tem sido positivo para quem sonha com uma oportunidade no funcionalismo público, com o anúncio de muitas vagas | FOTO: Marcelo Seabra/Ag Pará

É ótima a fase para quem está atrás da tão sonhada estabilidade no serviço público. Somente anteontem, 18, o governo federal anunciou a criação de 2,4 mil novas vagas em 19 diferentes certames - incluindo para a Agência Nacional de Águas (ANA), Banco Central (Bacen) e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck. Com as novas vagas, somadas àquelas já autorizadas este ano, são ao todo 8.360 vagas abertas somente em 2023 em dezenas de órgãos da União.

No Estado também há varias oportunidades para quem busca ser servidor efetivo. Esta semana a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) anunciou a abertura de 315 vagas para diversas vagas de nivel médio e superior. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) por sua vez está com dez vagas abertas, e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) dispõe de 44 vagas para o cargo de professor efetivo em nove campi de Belém e outros municípios paraenses. O esperadíssimo concurso da Polícia Militar do Estado do Para (PM-PA), que oferta 4,4 mil vagas para o ingresso de oficiais e praças está em fase de composição de banca organizadora e o edital deve ser divulgado em breve - bem como o da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Diretor executivo de um curso preparatório, Petrônio Castro comemora o bom momento e confirma que aumentou o volume de pessoas atrás de preparação.

“A procura tem sido grande em relação aos anos anteriores, pois tivemos uma grande retração nos concursos federais naquela época. O destaque fica para os certames que devem ofertar vagas aqui para o Pará, como é o caso do Ibama, IBGE, Funai, Auditor-fiscal do Trabalho. Durante o mês de julho caiu um pouco a procura em relação ao mês de junho devido ao nosso verão, mas deve crescer muito a partir de agosto”, aposta.

Ele reforça que a preparação de qualidade também depende das escolhas do concurseiro. “O candidato deve buscar escolher concursos que tenham provas parecidas, que tenham programas similares de forma a aproveitar ao máximo os estudos. É importante ter materiais atualizados, objetivos e com muitos exercícios, pois materiais muito densos acabam atrapalhando na preparação já que demandam muito tempo dos candidatos. O apoio da família é importante já que é preciso muito foco e dedicação, o que acaba afastando o candidato da família e dos amigos”, detalha.

Concursos federais

O novo pacote de autorizações contempla os seguintes órgãos: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); MGI; Banco Central do Brasil (BC); Ministério da Fazenda (MF); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

O governo já havia autorizado desde o início do ano 5.880 vagas para concursos nas seguintes áreas: Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério da Educação, Ministério de Relações Exteriores, Ministério de Minas e Energia, Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde, além do próprio Ministério da Gestão. Outros órgãos públicos que foram anunciados para prover vagas são o CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPQ, CENSIPAM (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), Fiocruz, FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), INPI, INMETRO, INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Federais

Leia mais notícias de Federais. Clique aqui!

Últimas Notícias