Uma grande oportunidade de mudar de vida está chegando para concurseiros de todo o Brasil. Desde que foi anunciado, muitos candidatos se interessaram pelas vagas e, ao que parece, a concorrência será grande. 

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quarta-feira (24) as estatísticas atualizadas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), revelando que mais de 700 mil candidatos já efetuaram as inscrições até o momento.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

O cronograma do concurso teve início na última sexta-feira (19) e permanecerá aberto para cadastros até o dia 9 de fevereiro. Além disso, o governo estima que o número de inscritos possa ultrapassar a marca de 3 milhões até o encerramento do período de inscrições.

Os candidatos interessados em participar do CNPU devem pagar R$ 90 para concorrer aos cargos de nível superior e R$ 60 para os cargos de nível médio. Aqueles que desejarem solicitar a isenção da taxa têm até a próxima sexta-feira (26) para apresentar requisições, desde que cumpram os requisitos necessários.

A primeira edição do concurso está marcada para o dia 5 de maio, ocorrendo em dois turnos (manhã e tarde) em 220 cidades em todo o país. Com o objetivo de preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais, a seleção será realizada pela Fundação Cesgranrio.

Quer mais notícias de concursos e emprego? Acesse nosso canal no WhatsApp

Os interessados devem realizar suas inscrições exclusivamente pela internet, acessando as contas individuais na plataforma do governo federal (Gov.br). Aqueles que ainda não possuem cadastro no site precisam criá-lo, sendo aceitos todos os níveis de conta: ouro, prata e bronze.

As inscrições podem ser feitas através do endereço gov.br/gestao/pt-br/concursonacional. Nesta etapa, os candidatos podem escolher as carreiras desejadas, distribuídas entre oito blocos temáticos, cada um agrupando carreiras similares.

Embora seja possível se inscrever em apenas um bloco temático, os candidatos têm a opção de escolher quantos cargos desejarem disputar, e esta escolha pode ser alterada até o encerramento das inscrições.

Confira o calendário do Concurso Nacional Unificado:

  • Início das inscrições: 19 de janeiro
  • Prazo máximo para inscrições: 9 de fevereiro
  • Divulgação dos resultados das inscrições: 29 de fevereiro
  • Divulgação dos cartões de confirmação das provas: 29 de abril
  • Aplicação dos exames do Concurso Público Nacional Unificado: 5 de maio
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das discursivas: 3 de junho
  • Divulgação final dos resultados do Concurso Público Nacional Unificado: 30 de julho
  • Início da convocação para posse e chamamento para cursos de formação: 5 de agosto

MAIS ACESSADAS