
Uma das provas mais concorridas de 2024 terá mais uma edição este ano e os candidatos estão atentos a novas atualizações como cronograma e assuntos que irão ser cobrados.
Detalhes da nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) podem ser definidos em uma reunião agendada para esta terça-feira (22) que terá debates importantes sobre o certame. O encontro, marcado para as 16h, reunirá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Segundo fontes do governo, um dos principais temas da reunião será justamente a definição de pontos estratégicos da próxima edição do CNU, como cronograma, vagas e órgãos participantes. A expectativa é de que o anúncio oficial aconteça ainda nesta semana.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Novo CNU 2025 com previsão de até 3.500 vagas. Confira!
- CNU 2025: veja lista com os órgãos já confirmados no novo edital
Provas devem ocorrer no segundo semestre
Em entrevista concedida no fim de março, a ministra Esther Dweck já havia antecipado que o edital do concurso seria divulgado em abril, com aplicação das provas prevista para o segundo semestre de 2025, possivelmente entre os meses de setembro e outubro.
Outro aspecto em discussão é a definição da banca organizadora, que deve ser anunciada ainda este mês. A estimativa atual é que o concurso ofereça cerca de 3 mil vagas distribuídas entre diferentes órgãos e ministérios do Poder Executivo Federal.
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), duas carreiras transversais estão entre as prioridades do edital: áreas ligadas à Defesa, Justiça e Segurança, e ao Desenvolvimento Socioeconômico.
Quer mais notícias de concursos e empregos? Acesse nosso canal no WhatsApp
Órgãos já confirmam interesse em participar
Embora a lista oficial dos órgãos participantes ainda esteja em análise, algumas instituições já manifestaram intenção de aderir à nova edição do CNU. Confira:
Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
- A Fundaj confirmou a participação e vai ofertar 20 vagas para o cargo de Pesquisador, com exigência de nível superior e salário inicial de R$ 5.307,03.
Fundação Biblioteca Nacional
- A Biblioteca Nacional também confirmou interesse. Estão previstas 14 vagas de nível superior, com salários de até R$ 8.314,20, distribuídas entre os cargos de Analista de Administração II (3 vagas) e Técnico em Documentação I (11 vagas).
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR)
- O MIDR informou que participará do CNU com 10 vagas para Engenheiro e ainda irá integrar o comitê do certame.
Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
- O Ibram participará com 28 vagas, sendo 13 para Analista I e 15 para Técnico em Assuntos Culturais. A instituição, no entanto, já indicou que o número está abaixo da demanda e deve solicitar reforços.
Ministério da Previdência Social
- O Ministério da Previdência manifestou interesse em participar e aguarda autorização oficial. Foram solicitadas vagas para cargos como Administrador, Agente Administrativo, Contador, Economista e Técnico em Comunicação Social, entre outros.
Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
- Apesar de ter solicitado novo edital e reforçado o interesse, a participação da Abin é considerada improvável devido às especificidades do órgão. O modelo do CNU, com listas abertas e compartilhadas, conflita com o sigilo exigido no processo seletivo da agência.
O que esperar do edital do CNU 2025
A estrutura do novo concurso deverá seguir o modelo anterior, com provas organizadas por blocos temáticos, de acordo com a área de atuação dos cargos. São eles:
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
- Bloco 8 – Nível Intermediário
O CNU 2025 será voltado para candidatos com níveis médio e superior de escolaridade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar