
Uma queda de energia registrada em uma escola de Manaus interrompeu a realização das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) neste domingo (05). De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os 436 candidatos presentes no local terão direito a 1 hora e 31 minutos adicionais para concluir a prova. A medida visa assegurar igualdade de condições com os demais participantes do concurso em todo o país.
As provas do CNU começaram às 13h, horário de Brasília, em 1.284 locais, distribuídos por 228 cidades brasileiras. O processo de aplicação é acompanhado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), localizado em Brasília. A primeira etapa do concurso consiste em provas objetivas, organizadas em nove blocos temáticos, voltados para cargos de nível superior e médio.
Conteúdos relacionados:
- CNU 2025: saiba quando o gabarito preliminar será divulgado
- Mais de 400 agentes garantem segurança para o CNU no Pará
- CNU 2025, maior concurso público do país, acontece neste domingo (05)
Para os cargos de nível superior, as provas possuem duração de cinco horas, das 13h às 18h, de acordo com o horário de Brasília. Já os candidatos aos cargos de nível médio têm 3 horas e 30 minutos para concluir o exame, com término às 16h30. Os participantes do nível superior respondem a 90 questões de múltipla escolha, enquanto os de nível médio enfrentam um total de 68 perguntas.
Os candidatos só poderão levar o caderno de prova se deixarem a sala na última hora do tempo total destinado ao exame. Além disso, as três últimas pessoas a concluir a prova em cada sala devem permanecer juntas até que todos tenham entregado os materiais e os nomes delas sejam registrados na ata da sala. A previsão é que apenas os habilitados nesta primeira fase sejam convocados para a prova discursiva, agendada para o dia 07 de dezembro.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Concurso reúne mais de 760 mil inscritos
Considerado o “Enem dos Concursos”, o CNU 2025 conta com 761.545 inscritos confirmados que concorrem a 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos federais. Do total de oportunidades, 3.144 são destinadas a cargos de nível superior e 508 para nível médio.
Entre as vagas, 2.480 são de provimento imediato e 1.172 estão previstas para preenchimento em curto prazo, após a homologação dos resultados. Apesar do imprevisto ocorrido na capital amazonense, o Ministério da Gestão informou que o restante da aplicação do concurso transcorre normalmente em todo o país.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar