plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PROJETO DE LEI

Congresso aprova concurso do MEC com 8,6 mil vagas

O projeto de Lei agora segue para sanção presidencial. Além das vagas na educação, foram autorizados provimentos nas forças de segurança pública.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Congresso aprova concurso do MEC com 8,6 mil vagas camera O texto contempla oportunidades para professores e cargos técnico-administrativos. | Divulgação

O Congresso Nacional aprovou na quinta, 27, o projeto de lei (PLN 31/2025) que cria 8,6 mil cargos efetivos no Ministério da Educação (MEC) e autoriza o provimento de cerca de 2 mil cargos nas forças de segurança pública do Distrito Federal, além de reajustes salariais que variam de 19,60% a 28,40% entre 2025 e 2026.

O texto segue agora para sanção presidencial. O reforço na área da Educação deve chegar aos 26 estados e ao Distrito Federal, mirando desde salas de aula até áreas técnicas essenciais ao funcionamento da educação federal. O texto contempla oportunidades para professores e cargos técnico-administrativos.

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

Expansão de Vagas e Impacto no MEC

Paralelamente, tramita na Câmara dos Deputados, em regime de urgência, o PL 5874/25, que abre outras 16.363 vagas no MEC. A soma das duas propostas — 8.600 já aprovadas e 16.363 em análise — projeta um impacto nacional expressivo, com chances reais de transformar o cenário de concursos federais no eixo da educação.

As vagas previstas no PL da Câmara estão distribuídas assim:

  • • Professor de ensino básico, técnico e tecnológico: 9.587 vagas
  • • Professor e técnico em educação: 4.286 vagas
  • • Analista em educação: 2.490 vagas

O preenchimento será gradual, condicionado às autorizações do Ministério da Gestão e ao cenário orçamentário. O projeto também inclui a criação de 1.500 vagas transversais ligadas ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos.

Reestruturação e Impacto na Educação Federal

No conjunto, o que está sobre a mesa é a maior reestruturação de pessoal da educação federal em mais de uma década, uma injeção de energia e capacidade técnica com impacto direto em universidades, institutos federais, escolas, centros tecnológicos e toda a espinha dorsal da educação pública brasileira.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Federais

    Leia mais notícias de Federais. Clique aqui!

    Últimas Notícias