Fazer o primeiro currículo pode ser um desafio para muitos, principalmente, para quem ainda não tem experiência profissional.

O currículo desempenha o papel de um cartão de visitas, por isso, é importante ter consistência e veracidade. Veja 5 dicas da gestora de RH Mônica Fernandes:

Seja sucinto

Mônica destaca que o currículo deve ser sucinto, com todas as informações cabendo em uma folha ou no máximo, em duas.

Seja organizado

Outra dica da especialista é inserir informações organizadas, separando o currículo em categorias. Segundo ela, na parte de cima ficam as informações pessoais, depois destaque os pontos fortes (como cursos e idiomas) e preencha em ordem cronológica, a partir do mais recente.

Opte pelos trabalhos interessantes

Nada de destacar habilidade genéricas, como criatividade e proatividade. Mônica ressalta que vale mais a pena ressaltar os trabalhos realizados na faculdade, por exemplo, já que suas habilidades serão avaliadas pelos recrutadores na hora da entrevista ou dinâmica de grupo.

Cursos extracurriculares

Estudar assuntos referentes à vaga pretendida mostra aos recrutadores que o candidato é interessado e investe no seu desenvolvimento profissional, segundo a gestora de RH. Por isso, são bem-vindos no currículo conhecimentos adquiridos em cursos livres ou extracurriculares.

Voluntariado conta pontos

A vivência como voluntário em projetos sociais pode ser uma boa forma de mostrar comprometimento e profissionalismo. A dica da gestora de RH, principalmente, para quem ainda não tem experiência no mercado de trabalho, é que o candidato participe de ações ligadas ao seu objetivo profissional.

(Com informações do Extra)

MAIS ACESSADAS