O Projeto Sustenta e Inova entra em uma nova fase, com a apresentação da iniciativa nas regiões em que as ações serão executadas. As primeiras a receber a programação foram a Ilha do Marajó, na região ocidental, e Capim. 

O principal objetivo do Sustenta e Inova é desenvolver e implementar práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras nos territórios de atuação da iniciativa. Além disso, o Projeto leva em conta a diversidade de vivências e culturas do território amazônico, sempre com a perspectiva da pluralidade, algo inerente ao território.

Financiado pela União Europeia, o Projeto é executado pelo Sebrae no Pará. Os correalizadores do projeto são o CIRAD, EMBRAPA, IPAM e FUNARBE. Serão investidos no projeto 4.650.000 EUR (4 milhões, seiscentos e cinquenta mil euros) - mais de 28 milhões de reais.

"O Sustenta e Inova fomenta o desenvolvimento sustentável na Amazônia, área de beleza singular e riqueza. O projeto é mais uma das ações do Sebrae para atuar de forma, cada vez mais, estratégica em todos o território paraense", afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

O Sustenta e Inova também será executado na região dos campos do Marajó e Xingu. O projeto foi lançado em 2021, em cerimônia na estação das Docas, em Belém

Projeto Sustenta e Inova entra em nova etapa
📷 |Divulgação

Marajó 

No último dia 31 de maio, ocorreu a apresentação do Projeto Sustenta e Inova na região Marajó. A cerimônia oficial foi em Breves, no Auditório da Escola Técnica, mas a ação também incluiu visitas à Fazenda Patú Anú, no Rio Jejuteua, no município, e à Comunidade Santo Ezequiel Moreno, localizada na cidade de Portel. 

"É muito importante o fato do Sustenta e Inova ter longa duração, especialmente porque trata de capacitação e transferência de tecnologia. Dá uma segurança maior, afinal, a ideia é justamente treinar multiplicadores", destaca Nonato Teixeira, pesquisador da Embrapa, instituição responsável por atividades na região do Marajó, ao lado da FUNARBE, podendo abranger a região dos campos. 

O Secretário de Estado do Marajó, Jaime Barbosa, reconhece a importância do projeto para a região do Marajó. "O projeto, como o próprio nome diz, é inovador e vai trazer novos conhecimentos e formas de desenvolvimento que o Marajó tanto precisa. O Projeto vai ao encontro do que o governo vem planejando para o território", enfatiza. 

Também participaram da programação a secretária de Cultura de Breves, Fabrícia Barros; o vice-prefeito municipal, Benedito Viana; a adida de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Pilar Blanco-Rodriguez; a gestora financeira da Delegação da União Europeia no Brasil, Karin Pouls-Robles, além de representantes das prefeituras municipais de Bagre, São Sebastião da Boa Vista, Portel, Anajás e Curralinho. 

Paragominas 

No dia 3 de junho, ocorreu a cerimônia de apresentação do Sustenta e Inova no município de Paragominas. Na cidade, também foram realizadas visitas à propriedade de Pércio Barros de Lima, próximo ao km 12, e à propriedade de Eduano da Silva Santos, na estrada da Mandacaru. 

Em Paragominas, participaram prefeito de Paragominas, Lucídio Lobato Paes; o prefeito de Bom Jesus do Tocantins, João da Cunha Rocha; a prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade; a presidente da Câmara de Vereadores de Paragominas, a vereadora Tatiane Helena, e o cacique Reginaldo Tembé, da Aldeia Cajueiro.

MAIS ACESSADAS