Postado em: 06 de novembro de 2025
Alepa aprova leis em defesa das mulheres no Pará
Projetos de lei fortalecem o combate à violência contra mulheres no estado. Destaque para a aprovação da lei sobre violência vicária no Pará. Aperta o play e assista a sessão Ordinária completa:
quinta-feira, 06/11/2025, 05:00
- Postado em: 06 de novembro de 2025
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou, por unanimidade, dois importantes projetos de lei voltados ao enfrentamento da violência contra mulheres. As matérias refletem o compromisso do Parlamento paraense com políticas públicas de proteção, conscientização e combate à violência de gênero.
Entre os destaques está o Projeto de Lei nº 458/2024, de autoria da deputada Paula Titan (MDB), que estabelece diretrizes para a conscientização e combate à violência vicária no estado. Esse tipo de violência ocorre quando o agressor utiliza terceiros — geralmente os filhos, para atingir emocionalmente a mulher, prolongando o ciclo de sofrimento.
A proposta recebeu elogios de outras parlamentares, como a deputada Lívia Duarte (PSOL), que destacou o avanço representado pela nova legislação. “Essa lei representa um verdadeiro avanço para quem defende os direitos das mulheres e das famílias brasileiras”, disse.
Outro projeto aprovado foi o PL nº 449/2024, de autoria do deputado Lu Ogawa (PP), que declara o projeto Patrulha Maria da Penha como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará. A iniciativa reforça o reconhecimento institucional da patrulha como símbolo do combate à violência doméstica e da fiscalização das medidas protetivas em favor de mulheres em situação de risco.
📺 Quer saber mais sobre as novas leis aprovadas?
Acesse agora o DOLPlay e acompanhe a cobertura especial do Alepa Notícias!