plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COVID-19

Acamados começam a ser vacinados em Belém

Para ter direito é preciso estar devidamente registrado no sistema

Imagem ilustrativa da notícia Acamados começam a ser vacinados em Belém camera Francisca de Souza esteve no posto de vacinação para tomar a segunda dose. Hoje os profissionais vão até os pacientes para imunizá-los | Mauro Ângelo

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que serão vacinados hoje (8), os acamados (pessoas devidamente registradas no sistema). Na quarta-feira (9), prossegue a vacinação de pessoas acamadas, trabalhadores da limpeza urbana, catadores de material reciclável, trabalhadores portuários, moradores da Ilha do Combu (grávidas, puérperas e pessoas com comorbidades), trabalhadores da saúde (segunda dose agendada em hospitais).

Na quinta-feira (10), prossegue a vacinação de trabalhadores da saúde e trabalhadores aeroportuários. Na sexta-feira (11), serão vacinados agentes de segurança pública e trabalhadores da educação (ensino fundamental). No sábado (12), prossegue a vacinação dos trabalhadores da educação. Pouca gente compareceu aos pontos de vacinação em busca da imunização contra o coronavírus, ontem, na capital paraense.

O público-alvo eram as pessoas que estavam com a segunda dose marcada para aquela data e idosos com 60 anos ou mais, que ainda não tinham feito a primeira. A expectativa da Sesma era imunizar entre três mil e quatro mil pessoas com a segunda dose e de mil a duas mil, com a primeira dose, mas o que se viu foi uma procura bem menor do que o esperado.

Belém divulga calendário de vacinação da semana; confira!

Em grande parte dos 18 pontos disponibilizados para a vacina não houve formação de filas. Quem chegava apresentava seus documentos, fazia o cadastro no caso de primeira dose, e já era direcionado para receber a vacina.

No Cassazum, no bairro da Marco, a procura foi pequena praticamente durante todo o dia e não houve espera. Na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, uma pequena fila de carros e de pessoas se formou no início da vacinação, mas logo se encerrou.

A dona-de-casa, Francisca de Souza, de 60 anos, esteve no local para tomar a segunda dose e garantiu que, apesar de se sentir mais segura agora, não pretende relaxar com as medidas de prevenção. “Com certeza, vou continuar tendo toda a cautela necessária para não correr qualquer tipo de risco”, garantiu.

O autônomo Raimundo Medeiros, de 63 anos, procurou o ponto de vacinação para tomar sua primeira dose. “Estava viajando na época em que estavam vacinando a minha faixa etária e acabei não conseguindo me imunizar. Quando retornei de viagem, meus filhos ficaram me cobrando e hoje (ontem) finalmente eu consegui tomar a minha primeira dose”.

No caso do escriturário, Miguel Monteiro, de 63 anos, foi a própria doença que o impediu de tomar a vacina antes. “Tive os primeiros sintomas da covid no dia 22 de fevereiro. Fiquei muito mal, precisei ser hospitalizado e só tive alta no final de março. Ainda sinto algumas sequelas, por isso não pude vir antes tomar a vacina. Mas estou me sentindo muito feliz agora e também mais aliviado”, disse.

SAIBA MAIS!

Documentos necessários: RG, CPF, cartão SUS e o comprovante de vínculo com a categoria a que pertence o trabalhador a ser vacinado, conforme definido com os representantes de cada categoria.

Observações adicionais:

Para os trabalhadores vacinados nestes grupos será necessário ter o nome em lista anteriormente emitida e entregue à Sesma. Para aqueles que receberão a segunda dose, será necessário ainda apresentar o cartão de vacinação.

O horário e locais de vacinação também foram definidos em acordo com os representantes das categorias e serão informados aos trabalhadores pelas próprias instituições.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias

Leia mais notícias de Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias