plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
O DEMÔNIO DA POLÊMICA

Filme de terror transforma Curupira em um monstro e polemiza

O DIÁRIO conversou com o diretor sobre o filme e a repercussão

Imagem ilustrativa da notícia Filme
de terror transforma Curupira em um monstro e polemiza camera Boa maquiagem e mortes sanguinolentas no horror B “Curupira” | Divulgação

O que parecia apenas mais um lançamento do trailer de um filme de terror se transformou em uma polêmica que se espalhou pelas redes sociais. Trata-se de “Curupira – O Demônio da Floresta” (2021), um slasher brasileiro com toques sobrenaturais que usa a figura mitológica como antagonista de um grupo de jovens que se perde em uma ilha, passando a ser caçados um a um pelo “monstro”.

A questão é que, para os indígenas, Curupira é uma divindade protetora das florestas e a transformação em um demônio gerou críticas, principalmente no Twitter. “Os brancos, como sempre, tratando seres espirituais indígenas como ‘demônios’. É assim com os povos negros; conosco, não fariam diferente! Absurdo!”, escreveu Emerson Pataxó, em sua conta na rede de microblog.

O diretor e a criatura: “não tivemos intenção de desrespeitar”
📷 O diretor e a criatura: “não tivemos intenção de desrespeitar” |Divulgação

Mas segundo o diretor, Erlanes Duarte, a intenção não foi essa. “Com toda certeza, não fizemos o filme com intenção de desrespeitar os indígenas ou quem quer que seja. A obra é uma ficção, sem cunho político ou religioso. Mas algo importante que o filme levantou foi o debate sobre o folclore brasileiro. Nunca se falou tanto disso e essa discussão é muito importante nos dias atuais”, afirmou.

Erlanes é maranhense e, antes de se aventurar no horror trash, criou uma franquia de filmes de comédia chamada “Muleque Té Doido”, que já está no quarto capítulo. “Sempre fomos conhecidos por fazer filmes de humor e queríamos produzir outros gêneros, e sentimos que o terror seria nossa próxima aventura. Esse gênero é fascinante, e nossos contos e lendas são um universo gigantescamente rico para fomentar tais produções”, justificou.

O diretor diz que quer mesmo é agradar aos amantes do gênero, principalmente quem gosta de se divertir com o “gore slasher” da década de 1980 (“Sexta-Feira 13”, “Halloween”, “Baile de Formatura”) e outros mais recentes (“Pânicos na Floresta”). Ou seja, trata-se de uma obra de baixo orçamento para ver com os amigos.

“Estamos falando de um filme gravado com orçamento baixíssimo e equipe reduzida, o que de certa forma exige mais criatividade sobre as problemáticas envolvidas na produção do longa, desde de profissionais contratados até o material cenográfico”, cita. Atores tiveram que, literalmente, pôr o pé na lama do mangue para enfrentar a tal criatura…

“A paixão pelo cinema sempre foi constante em minha vida. Venho da música e, depois de me formar em publicidade, segui caminho pelo cinema e tenho feito isso até então. É algo que quero fazer para o resto da vida”, diz Erlanes.

Desde os primeiros momentos do filme, ele já deixa claro sua intenção. O roteiro é baseado na velha máxima de jovens desamparados perseguidos um a um pelo assassino à espreita. Os diálogos estão longe de um texto do Tarantino, com atuações bem limitadas, já que se resumem a preocupações, gritarias e mortes. Também não esperem nenhuma discussão mais aprofundada nas entrelinhas. O ritmo não ajuda muito, mas nessa altura do campeonato, quem se importa? Aqui o lance é ser mais um exemplar trash nacional na linha de outros aclamados pelos fãs, como Zé do Caixão, Petter Baiestorf e Rodrigo Aragão.

“Curupira - O Demônio Da Floresta” chega a alguns cinemas selecionados no dia 28 de outubro, com distribuição da O2 Play. O filme tem produção da Raça Ruim Filmes e Lengo Studius e coprodução da Guarnicê Produções.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias