plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONSCIÊNCIA NEGRA

Cine Resistência exibe “Amador, Zélia” nesta sexta (5)

A professora Zélia Amador vai estar presente na exibição e haverá samba

Imagem ilustrativa da notícia Cine
Resistência exibe “Amador, Zélia” nesta sexta (5) camera Zélia Amador é tema de documentário | Reprodução

Em homenagem ao mês da Consciência Negra, o Cine Resistência apresenta nesta sexta-feira (5) “Amador, Zélia”, curta-metragem dirigido pelos cineastas Glauco Melo e Ismael Machado, que narra a trajetória da educadora, artista, pensadora e ativista Zélia Amador de Deus, professora emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Mesclando lembranças pessoais, imagens de arquivo, encenação e ilustrações, a obra traz os contextos históricos do Pará a partir, principalmente, da eclosão dos eventos da década de 1960, com a implantação do regime militar; ascensão dos movimentos estudantis; do teatro alternativo e do surgimento dos movimentos pelos direitos humanos.

Nesse cenário, Zélia, mulher negra da periferia, foi partícipe e protagonista.

A história dela é cheia de nuances e acontecimentos importantes, que marcam a trajetória de luta dos negros e negras contra o racismo e o preconceito, como o fato de ter se tornado a primeira reitora negra de uma universidade pública brasileira.

Ao longo da docência, foi co-fundadora do Centro de Estudo e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa) e do Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAM-UFPA), criado em 2003. Também é ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), e, em 2012, participou ativamente da criação da “Lei de Cotas” (Lei nº 12.711/2012), sendo forte defensora do sistema de cotas para negros, pardos e pobres nas instituições federais.

Filha de uma empregada doméstica natural da ilha do Marajó, no Pará, Zélia Amador é professora da UFPA desde 1978. A paraense é considerada um dos nomes mais importantes na luta antirracista e pelos direitos da população negra na Amazônia.

Após a exibição do curta-metragem haverá um debate sobre a temática da obra, com participação das professoras Zélia Amador, Luiza Gomes e convidados.

A programação encerra com a apresentação da Escola de Samba Colibri, que homenageia a Zélia Amador em seu samba enredo para o carnaval 2022.

O Cine Resistência é uma atividade fixa da ADUFPA, que ocorre na primeira sexta-feira de cada mês. É um espaço aberto à socialização entre diretoria e associados, ao pensamento crítico e às discussões político-sociais por meio da sétima arte.

SERVIÇO

Cine Resistência

05 de novembro

18 horas

Casa do Professor - Rua Dos Caripunas, 3459 - Entre 3 de Maio e 14 de Abril - Cremação

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias