Diário Online
Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA

Faculdade realiza Festival de documentários no SESC

O FestDoc - Festival de Documentário incentiva a produção audiovisual de alunos da Estácio Pará.

sábado, 04/12/2021, 11:48 - Atualizado em 04/12/2021, 11:48 - Autor: Com informações da assessoria


Imagem ilustrativa da notícia Faculdade realiza Festival de documentários no SESC
| Divulgação / SESC

A história do Cine Líbero Luxardo, a tradição do queijo do Marajó, abridores de letras, que refletem uma cultura amazônica, os traços da cerâmica marajoara e a paixão pelo Carnaval de Belém repassada pelas gerações. Esses são alguns dos temas dos documentários que concorrem no Primeiro Festdoc Experimental Estácio do Pará- Design e Comunicação, evento que tem como objetivo explorar a representação do real, a partir de documentários produzidos  na  Amazônia,  e impulsionar as mentes documentaristas da instituição.

O Primeiro Festdoc Experimental Estácio do Pará será realizado neste sábado (04), às 19 horas, no SESC Ver-o-Peso, em Belém. Doze filmes de curta metragem concorrem na mostra, reunindo a produção de mais de 70  alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade. Os trabalhos fazem parte da conclusão da disciplina “Teoria e Prática Documental”.


Para a idealizadora do evento e coordenadora do curso de Jornalismo, Publicidade e Propaganda da Estácio do Pará, jornalista Arcângela Sena, o festival pretende estimular o olhar documentarista do estudante, incentivando a produção de filmes com a temática amazônica. “Alguns alunos já trazem essa paixão pelo documentário, mas nós queremos ampliar essa possibilidade de representar o real. Um festival é sempre um incentivo, um canal que se abre para que o aluno possa mostrar seu roteiro, seu ponto de vista, seu olhar e sua subjetividade ao retratar um tema, ao escolher seus atores sociais” ressaltou. 

Os filmes premiados serão escolhidos por um júri especial, que reúne a professora doutor da Universidade  Federal do Pará Vânia Torres, o jornalista, mestre em Ciência da Comunicação  e documentarista, Nassif Jordy  e as  jornalistas Vanessa Vasconcelos e Simone Amaro. 

Programação

Festdoc Experimental Estácio do Pará também irá apresentar um desfile de moda com o tema “Cultura marajoara: da ancestralidade ao estilo Dener”. O desfile traz um pouco da história da cerâmica marajoara e toda sua influência na criação do estilista  paraense Dener Pamplona de Abreu, considerado o criador da moda brasileira

A coleção é resultado do projeto integrado desenvolvido no segundo semestre de 2021, nas disciplinas História da Moda; Pesquisa e Planejamento de Coleção; Modelagem Plana e Produção de Moda, com as professoras Felicia Maia, Vaine Cunha e Susanne Pinheiro.

Serviço:

Festdoc Experimental  Estácio Pará

Dia: 04/12/2021

Local: SESC  Ver-o-Peso

Horário: 19 horas

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS