O anúncio da morte de Akira Toriyama, nesta sexta-feira (8), chocou o mundo, principalmente os fãs do gênero shounen. O criador de Dragon Ball nos deixou aos 68 anos no último dia 1º de março, vítima um hematoma subdural, que é quando ocorre um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.

Mas você já ouviu a expressão "Lendas não morrem"? É uma expressão que muitas vezes é usada para descrever figuras icônicas ou feitos que deixaram um impacto duradouro na história ou na cultura popular. Ou seja: Akira Toriyama.

Conteúdo Relacionado:

Goku e Vegeta se despedem do seu criador.
📷 Goku e Vegeta se despedem do seu criador. |Divulgação

O mestre desempenhou um papel significativo na popularização do gênero shounen no mundo. Dragon Ball é uma das séries de mangá e anime mais influentes e amplamente reconhecidas de todos os tempos. É praticamente impossível uma pessoa nunca ter ouvido falar sobre a obra.

Dragon Ball ajudou a definir muitos dos tropos e elementos que se tornaram característicos do gênero shounen, incluindo batalhas épicas, personagens carismáticos e narrativas de aventura emocionantes, gerando um imenso impacto na cultura pop global.

Eiichiro Oda, de One Piece, Masashi Kishimoto, de Naruto, Koyoharu Gotouge, de Demon Slayer, e Gege Akutami, de Jujustu Kaisen, podemos dizer que todos eles foram aprendizes de Akira Toriyama e, se hoje temos uma vasta opção de obras, sabemos muito bem quem as inspirou.

Luffy e Naruto consolam Goku na imagem.
📷 Luffy e Naruto consolam Goku na imagem. |Divulgação

Dragon Ball ampliou seu alcance para além do Japão por meio de adaptações para anime, filmes, jogos de videogame e uma vasta gama de produtos de merchandising. Ou seja, Akira Toriyama desempenhou um papel fundamental na ascensão e disseminação global do gênero.

Além de Dragon Ball, outras obras de Akira Toriyama, como Dr. Slump, também foram influentes. O estilo único de narrativa e arte ajudou a estabelecer um padrão para muitos mangakás que vieram depois dele. Por isso, somos gratos a tudo o que fez por todos nós, fãs e admiradores.

Ah, quem ai nunca saiu correndo da escola para assistir Dragon Ball? Quem não fez isso, simplesmente, não teve infância.

 

Quem foi Akira Toriyama?

  • Akira Toriyama foi um renomado mangaká (artista de mangá, o estilo japonês de histórias em quadrinhos) e designer de personagens japonês. Ele nasceu em 5 de abril de 1955, na província de Aichi, Japão.
  • Toriyama é mais conhecido por criar o mangá e anime Dragon Ball, que se tornou uma das franquias de mídia mais populares e influentes do mundo.
  • Além de Dragon Ball, Toriyama é o criador de várias outras séries de mangá de sucesso, como Dr. Slump e Jaco the Galactic Patrolman.
  • Seu estilo de arte distintivo e narrativa emocionante lhe rendeu uma base de fãs globalmente diversificada e duradoura.
  • Ele também é conhecido por seu talento em criar designs de personagens memoráveis e mundos fictícios vibrantes.
  • Ao longo de sua carreira, Toriyama recebeu inúmeros prêmios e homenagens por sua contribuição para a cultura pop japonesa e a indústria de mangá.
  • Sua influência é profunda e seu trabalho continua a ser celebrado e apreciado por fãs de todas as idades ao redor do mundo.
 

MAIS ACESSADAS