O filme "Raça" do cineasta Joel Zito Araújo terá a pré-estreia exibida nesta sexta-feira (25), às 19h, na Casa da Linguagem. Após a exibição do filme, o diretor e cineasta participa de um bate-papo com o público.

O cineasta Joel Zito Araújo participará de um bate-papo com o público após exibição de "Raça" (Foto: Divulgação)

"Raça" é um documentário de longa-metragem, co-dirigido pela norte-americana Megan Milan, que narra três histórias de pessoas singulares na luta pela igualdade racial, em um país que se orgulha de ser exemplo de democracia racial: o único senador negro do Brasil, Paulo Paim, que luta pelo estatuto pró-igualdade; um famoso cantor negro, Netinho de Paula, que pretendia lançar uma emissora de TV e uma neta de escravos, Dona Miúda, que defende os direitos de sua terra ancestral: as comunidades quilombolas.

Documentário "Raça" aborda a luta por igualdade racial (Foto: Divulgação)

O filme documentário é realizado em co-produção com a empresa norte-americana Principe Productions (sediada em Nova York) tem direção de Joel Zito Araujo e Megan Mylan (ganhadora do oscar de melhor documentário de 2009). Teve premiére mundial como "hours concours" no Festival de Cinema do Rio de Janeiro de 2012.

Zélia Amador, do Centro de Estudos e Defesa do Negro (Cedenpa), ressalta a importância do trabalho do cineasta para o movimento negro. “O Joel Zito é uma referência para nós do movimento negro brasileiro. A gente o entende como o cineasta ativista”.

Joel Zito é cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes, vídeos educacionais, institucionais e programas de TV. Foi criador e diretor dos filmes Raça, A Negação do Brasil, Filhas do Vento, Vista Minha Pele & Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP, tem ainda pós-doutorado no Department of Radio-TV-Film & Department of Anthropology da University of Texas, em Austin.

SERVIÇO

Pré-Estreia do filme “Raça” de Joel Zito Araújo. Nesta sexta-feira (25), às 19h, na Casa da Linguagem (avenida Nazaré nº 31). Entrada Franca. Realização: Secretaria Especial de Promoção Social, por meio da Fundação Curro Velho; Universidade Federal do Pará; Cedenpa; assessoria da Diversidade Ético Racial e Casa Brasil África, Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (Geam).

(DOL, com informações da Agência Pará)

MAIS ACESSADAS