O documentário “Mosqueiro: Ilha dos Sabores” entra em cartaz no Cine Olympia, com sessões gratuitas, de 20 a 22 e de 27 a 29 de junho, sempre às 17h30. Com direção de Roger Paes, o filme integra a faixa Cultura.Doc, da TV Cultura do Pará, que garante a realização de projetos audiovisuais sobre a cultura paraense.

Localizada a 67 quilômetros de Belém, a ilha traz uma conotação gastronômica no próprio nome: Mosqueiro surgiu da mistura de “moqueio”, técnica de conservação de carnes de caça e pescaria baseada na defumação, com “musquira”, forma de cortar a carne a ser defumada – saberes indígenas que constituem traços da formação histórica, social e cultural da ilha.

Baía do Sol, Paraíso, Marahú, Carananduba, São Francisco, Ariramba, Murubira, Porto Artur, Chapéu Virado, Farol, Prainha, Praia Grande e Praia do Bispo formam mais de 17 quilômetros de praias de água doce. Além de apresentar alguns desses locais e suas preciosidades gastronômicas, o documentário conta histórias de pessoas que têm na gastronomia o principal meio de vida.

“Atentos aos sabores da ilha, percorremos as trilhas que levam aos personagens que participam desse roteiro gastronômico. Por meio de suas histórias, conhecemos a vida e as singularidades do local. Queremos mostrar a dinâmica dos moradores que precisam se profissionalizar para servir os visitantes, desde a busca por ingredientes até a preparação e venda dos produtos”, explica Roger Paes.

A partir desses personagens, o público vai conhecer iguarias como o camarão no bafo, o urucum engarrafado, as tapioquinhas, o mingau de banana, o pastelzinho, o peixe frito, o doce Adelaide, entre outras delícias que tornaram-se referência e estão no cotidiano dos moradores.

Serviço: “Mosqueiro: Ilha dos Sabores”, de Roger Paes/ TV Cultura. Exibição dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de junho, às 17h30, no Cine Olympia. Entrada franca.

(DOL com informações da Agência Pará)

MAIS ACESSADAS