“Tua riqueza seja a insubstituível beleza da vida”. Esse é um dos versos que o artista Renato Torres, em parceria com Armando de Mendonça, está apresentando na performance “Ciência na Feira”.

A intervenção artística faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019) no Pará. Na sexta-feira, dia 25 de outubro, a performance foi realizada em pleno Mercado Ver-o-Peso.

 

Já neste sábado, dia 26, os artistas irão de novo à rua, a partir das 8h, no Mercado Municipal do Guamá, esquina da avenida José Bonifácio com a rua Barão de Igarapé-Miri, bairro do Guamá.

Renato e Armando, que têm graduação em cursos de arte da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuam como parceiros da instituição no desenvolvimento de diversos projetos. Para a SNCT 2019, os artistas foram convidados a pensar em uma performance que falasse sobre o tema da Semana: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”, com muita música e poesia para o público geral.

 

Na performance, os artistas falam sobre a feira como um lugar propício para o desenvolvimento da bioeconomia, no qual são comercializados produtos orgânicos feitos por comunidades de base.

Através de músicas autorais, Renato e Armando apresentam o tema e interagem com os presentes e com o ambiente ao redor. A performance é feita com voz, violão, violino e o áudio de um "Bikesom" (uma bicicleta com alto falante).

TEM MAIS!

Além da performance, a programação da SNCT continua em diversos outros espaços.

Em Belém, a partir de parceria com a Infraero, estão sendo oferecidas no dia 25 de outubro, oficinas em duas escolas: Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima I e Escola Estadual Ester Bandeira Gomes. No mesmo dia, ocorrem atividades sobre Neurociências em Irituia, na Escola Municipal Francisco Nunes, em parceria com a Rede Nacional de Educação e Ciência (RNEC); em Cametá, na Escola Estadual Júlia Passarinho; e em Santarém, no campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

No sábado, 26 de outubro, a partir das 9h, ocorre atividade no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro. Haverá a apresentação-oficina “Teatro-Tangram: bioeconomia pelas formas geométricas” e a dinâmica “Bolhas de Sabão”, relacionando a Matemática e a Bioeconomia.

SOBRE A SNCT

A SNCT está ocorrendo em todo o país no período de 21 a 27 de outubro de 2019, como parte do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, promovido pelo Governo Federal.

Dentro desta programação, a Universidade Federal do Pará (UFPA) está realizando diversas ações de popularização da ciência por meio do projeto “Explorando o tema da Bioeconomia: conhecimento prudente para uma vida decente”, aprovado na Chamada CNPq MCTIC n. 09/2019.

Atividades como oficinas, palestras, exposições, apresentações teatrais, mostras de vídeos, entre outras, estão ocorrendo em escolas, instituições de pesquisa, aeroporto e espaços públicos de nove municípios paraenses: Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Bragança, Cametá, Castanhal, Igarapé-Açú, Irituia e Santarém.

O projeto conta com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) e da Infraero.

Na UFPA, estão envolvidas equipes de trabalho formadas por professores e alunos de diferentes unidades, a saber: o Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), o Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).

A SNCT é uma iniciativa capitaneada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC).

Criada em 2004, possui o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia do público por meio de linguagem acessível e atividades criativas que motivem a população a participar e se aprofundar nos debates sobre ciência. Para isso, a SNCT envolve a participação de diversas instituições, como universidades, centros de ciência, museus, escolas e outras instituições.

Para acompanhar os detalhes da programação da SNCT Pará, acesse:

• Facebook: https://www.facebook.com/snct.para/

• Instagram: https://www.instagram.com/snct.para/

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Felipe Florêncio:

(91) 98102-5276 (celular) | 98385-4654 (WhatsApp) |

(91) 3201-8699 | 3201-8700 (telefones fixos)

E-mail: snct.para@gmail.com

Your browser doesn't support HTML5 video.

Your browser doesn't support HTML5 video.

MAIS ACESSADAS